Vai para os conteúdos

Passos N.56, Novembro 2004

50 anos de CL / Encontros

Na universidade, uma experiência atraente

por Juan de Dios Vial Correa

Durante 15 anos foi reitor da Universidade Católica de Santiago, no Chile. Lá, encontrou padre Francesco Ricci. Depois disso teve a oportunidade de visitar o Meeting de Rímini na Itália. Hoje é presidente da Pontifícia Academia pela Vida

O meu relacionamento com CL começou quando eu desenvolvia um trabalho administrativo na minha universidade.
O primeiro contato foi por uma visita de padre Ricci cuja personalidade me tocou profundamente e de quem conservo, como recordação, um livro que ele me deu do cardeal De Lubac intitulado A prosperidade Espiritual de Gioacchino da Fiore, obra que me foi muito útil para compreender as preocupações que a Igreja da América Latina vivia.

Na Itália, no Meeting
Em seguida, o contato com alguns amigos da universidade que conheciam o Movimento ou que participavam dele de diferentes formas me mostrou, no tempo, uma comunidade cuja personalidade espiritual era profundamente atraente. Durante uma viagem à Itália, fiquei vários dias no Meeting de Rímini. O vigor juvenil dessa obra e o modo como era realizada me fizeram desejar vivamente que algo semelhante pudesse acontecer entre nós, no Chile.
Em primeiro lugar, me tocou a integração de uma fé profunda vivida na Igreja e com exemplar fidelidade a ela, com a característica diversificada e exigente de uma busca cultural no nosso século. Percebia-se que a presença de Cristo era uma realidade na vida da humanidade.
Essa impressão se fez mais forte quando vi a dedicação e o abandono com o qual centenas de jovens faziam o trabalho voluntário no Meeting. A precisão na organização, a delicadeza e beleza dos detalhes eram a expressão de um espírito consignado na comunidade a serviço da Igreja e de todos os irmãos.
Depois dessas primeiras experiências, vivi sua confirmação muitas vezes.

Caminhos e perspectivas novos
Tocou-me a vontade comunitária de compreender a realidade à luz de Cristo e à luz da novidade do Evangelho. Isso leva a procurar caminhos e perspectivas sempre novos, a não se deixar envolver nos fios das explicações habituais e mecânicas com a qual a nossa época tece a sua rede de fórmulas mentirosas. A presença de Cristo é uma experiência nova e renovadora e o contato com os jovens de CL sempre lembra isso e, a mim, que não sou mais jovem, estimula a buscar uma comunicação vivente com a origem.
Embora eu não pertença a CL, a sua presença é uma companhia e um testemunho. A sua fidelidade à fé, o seu esforço para redescobrir o novo e o genuíno no mundo, a sua presença discreta e alegre introduz uma força nova nos nossos ambientes universitários. Estão nos sacudindo e dizendo: “É possível, e é possível de um outro modo, de um modo melhor”.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página