Vai para os conteúdos

Passos N.45, Novembro 2003

SALVADOR - Arte sacra

Nossa Senhora das Maravilhas

por José Eduardo Ferreira Santos

Em Salvador, uma imagem de Nossa Senhora resistente ao tempo e envolta em histórias. “Nossa Senhora das Maravilhas”, bela invocação de Maria, presente na fundação da cidade do Salvador; origem do afeto e da devoção oferecidos pelo povo à sua presença. Um mergulho nesta história...

A cidade da Bahia, como era conhecida a atual Salvador, foi fundada em 1549, por Thomé de Souza, em torno da vida do cristianismo, sendo como principais fatos da fundação a primeira procissão de Corpus Christi e a construção das igrejas da Ajuda, Sé da Palha e Conceição da Praia, todas com imagens trazidas de Portugal.
Uma das imagens sacras mais belas e significativas da época colonial brasileira encontra-se no Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia, e pertence à Arquidiocese de Salvador. Transportada nas caravelas portuguesas pela bispo Dom Pero Fernandes Sardinha, primeiro bispo da Bahia, a imagem de Nossa Senhora das Maravilhas data de antes da época da fundação da cidade de São Salvador da Bahia.
Esculpida em Portugal, em madeira policromada, no século XVI, e revestida de prata no Brasil do século XVII, esta imagem de 65cm, de autoria desconhecida, é proveniente da antiga Sé primacial de Salvador. Nossa Senhora carrega nos braços o Menino Jesus, tem o olhar sereno e traços sóbrios contemplando a maravilha de portar o sentido da história e do mundo na presença de seu filho.

Navegantes
A imagem de Nossa Senhora das Maravilhas tem uma grande importância na fé do povo baiano, embora um tanto esquecida na atualidade. Ela chegou em terras brasileiras (1552), atravessando o oceano, numa das naus que trouxe o primeiro bispo da diocese da Bahia. Esse costume de trazer as imagens de devoção nas caravelas era muito comum, o que ainda pode ser verificado em algumas invocações de imagens trazidas de Portugal pelos navegantes, a exemplo das que encontramos nas igrejas de Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Cidade Baixa, que teve as pedras da construção vindas do além-mar, e a de Nossa Senhora da Ajuda, na Cidade Alta. Eram trazidas como companhia pelos navegantes que se lançavam na aventura das descobertas e travessias por mares amplos, perigosos.

A imagem
Nossa Senhora das Maravilhas ficava num altar da antiga Sé primacial de Salvador, para onde acorriam os fiéis no período colonial, colocando-lhe nas mãos os pedidos, as preces e anseios. Sua existência sempre foi cercada de aventuras e detalhes que a tornam uma peça de valor inestimável para o entendimento da religiosidade e da tradição católica brasileira.
Essa imagem está ligada a dois fatos importantes. O primeiro deles é o que a liga ao grande escritor e pregador do barroco brasileiro, o padre jesuíta Antônio Vieira (1608-1697). Segundo a tradição, foi diante dessa imagem que ele, ainda menino, estudante do Colégio de Jesus, em Salvador, rezava, quando teve o famoso “estalo” que o tornou inteligente e arguto, um brilhante orador, como podemos perceber ao ler os sermões e outras obras do período. Conta-se que, após uma dor de cabeça, o entendimento de Vieira se abriu e ele se tornou pródigo em inteligência.
Um século depois (XVII), a imagem foi revestida de prata, mantendo, no entanto, a mesma sinuosidade do planejamento original, demonstrando a habilidade do artífice e a permanência dos traços estéticos. O revestimento de prata tornou-se importante para a preservação da imagem, assim como o aumento de seu valor e beleza.
O segundo fato é que a imagem de Nossa Senhora das Maravilhas conseguiu sair ilesa da primeira invasão holandesa a terras baianas, em 1624, na qual eles saquearam igrejas e casas da cidade, sendo salva pelo bispo guerreiro, que lutou contra os holandeses nesta época – Dom Mauro Teixeira –, na fuga de Salvador para a Vila do Espírito Santo dos Abrantes.
Atualmente, a imagem de Nossa Senhora das Maravilhas pode ser vista no Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia, que está localizado no Convento de Santa Teresa. Contemplá-la é um mergulho na pedagogia do olhar diante da beleza e da fé. A preservação dessa imagem revela que a memória da fé e do carinho oferecido a Nossa Senhora ainda permanece, revelando as maravilhas que essa mesma fé realiza. A própria beleza desta invocação à Nossa Senhora é um chamado de atenção para a realidade. A maravilha é uma abertura ao real, à beleza das coisas e é através da maravilha que se dá o conhecimento.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página