Vai para os conteúdos

EDITORIAL

Um caminho para percorrermos juntos

Caros amigos, o que vocês têm em mãos é a Revista do Movimento Católico Comunhão e Libertação (CL), fundado em 1954, em Milão, pelo sacerdote italiano Luigi Giussani, e atualmente presente em mais de 80 países, e guiado pelo sacerdote espanhol Julián Carrón desde 2005. É uma nova Passos, pois esta edição marca uma mudança que nos parece adequada, neste momento, passando da fórmula atual, parecida com a de uma revista de notícias, para uma revista que, sem mudar a sua natureza, procura ir ainda mais em profundidade, oferecendo elementos que ajudam a compreender melhor o tema principal escolhido todo mês, com artigos até extensos, dados, sugestões de leitura. E que também procura apresentar “percursos” nos assuntos que abordamos na segunda parte, com entrevistas, encontros e reportagens, enquanto o ritmo da vida cotidiana do Movimento em geral, será relatado no site (portugues.clonline.org) e nas redes sociais.

É um caminho novo, que começamos juntos, com alegria e consciência de que se trata de uma tentativa. E começamos com um tema particularmente urgente: os jovens. A eles o Papa Francisco dedicará até um Sínodo. Em outubro, convocará a Igreja universal para discutir sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, ou seja, a escolha do próprio caminho num mundo que está se tornando cada vez mais complexo, confuso, difícil de decifrar. Mas o fará, antes de tudo, perguntando a eles, dando-lhes em primeiro lugar a palavra, “colocando-se em atitude de escuta” das perguntas e expectativas deles.

Os primeiros passos da nova Revista pretendem oferecer uma contribuição para esse trabalho. Aceitando aquela que para a Igreja é “uma aventura entusiasmante: verificar se a proposta cristã ainda encontra espaço no coração dos jovens”, como diz Julián Carrón. É uma partida decisiva, porque o futuro da Igreja (e não só) depende disso. E é uma aventura que não diz respeito só aos nossos filhos ou alunos, mas também – e sobretudo – a nós, os adultos. Estamos mesmo dispostos a fazer com eles essa caminhada? E o que temos para lhes oferecer? Os jovens “não se contentarão com palavras”, observa Carrón, “precisam de algo que esteja à altura dos desejos de seu coração”.

Passos é, desde sempre, uma tentativa de encontrar, olhar e contar sobre esse “algo”. Há alguns anos, no início de outra mudança, dizíamos que no fundo a natureza da nossa Revista é simples: “É um amigo que lhe diz: veja! Veja que grandes coisas Cristo está realizando diante de nós”, para se tornar conhecido e companheiro em nossa estrada. Muito bem, gostaríamos de continuar assim ainda mais, colocando diante de todos não ideias ou palavras, mas a própria vida. Ou seja, testemunhos e fatos que precisam ser conhecidos e compreendidos em sua profundidade, para descobrirmos a sua origem. Boa leitura. E boa caminhada, juntos.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página