Vai para os conteúdos

Passos N.172, Agosto 2015

RUBRICAS

Acontece

FRATERNIDADE SÃO CARLOS
Novos sacerdotes para a missão
Sábado, 27 de junho, na Igreja Santa Maria Maior, em Roma, ocorreu a ordenação de seis novos sacerdotes e oito diáconos da Fraternidade sacerdotal dos missionários de São Carlos Borromeo. O Bispo de Reggio Emilia-Guastalla, Dom Massimo Camisasca, ordenou padre Andrea Aversa, padre Francesco Facchini, padre Davide Matteini, padre Paolo Pietroluongo, padre Umberto Tagliaferri, padre Carlo Zardin.
“A ordenação é um imenso dom que jorra diretamente do coração de Jesus “, disse Dom Massimo na homilia: “Ele escolhe alguns homens chamando-os a uma identificação especial com a sua vida”. Os novos diáconos são: Giuseppe Cassina, David Crespo, Giovanni Fasani, Cristiano Ludovici, Stefano Motta, John Roderick, Stefano Tenti, Davide Tonini.
“Neste dia tão decisivo para a vida de vocês, quero testemunhar o meu afeto e a minha gratidão pessoal, juntamente com a de todo o movimento de Comunhão e Libertação, pelo ‘sim’ definitivo de vocês a Cristo Senhor”, escreveu em uma mensagem padre Julián Carrón, convidando-os a “uma identificação sempre mais profunda com a vitalidade do carisma de Dom Giussani na imanência ao Movimento ao serviço da Igreja e dos irmãos homens que irão encontrar nos lugares e nas circunstâncias da missão de vocês”.
(por Anna Leonardi)

EMIRADOS ÁRABES
Nasce uma nova paróquia
Os fiéis católicos de Abu Dhabi puderam festejar, no dia 11 de junho, a consagração da nova igreja dedicada a São Paulo. É a segunda paróquia da cidade, e a oitava em toda a federação. Para a ocasião estavam presentes o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, Dom Peter Rajic, núncio na península árabe, Dom Camillo Ballin, vigário apostólico da Arábia setentrional e o “dono da casa”, Dom Paul Hinder, vigário apostólico da Arábia meridional.
O príncipe herdeiro de Abu Dhabi cedeu um terreno para a construção da igreja pois mais de 25 mil fiéis eram obrigados a percorrer 40 km para ir à missa. Estamos nos Emirados Árabes, uma faixa de terra com vista para o Golfo Pérsico e muito deserto. Em uma população de mais de 8 milhões de habitantes, 85% são imigrantes: indianos, paquistaneses, filipinos, que estão nos Emirados para trabalhar por alguns meses ou anos. O Islã abrange 96%, mas na paróquia St. Joseph calcula-se a participação de 20 mil pessoas por semana, a maioria fiéis estrangeiros.
“Somos uma Igreja peregrina, em contínua mudança”, afirma Dom Hinder: “Nem sempre é fácil, mas é uma experiência profundamente católica”. As missas de sexta-feira (para seguir os ritos do Islã) são ditas em inglês, árabe, filipino, malayalam, tamil e konkani. A prima é às 6h30, a última às 20h30. No intervalo, uma dezena com liturgias diferentes. Uma Igreja “tão vital”, como foi definida pelo Cardeal Parolin, que faz impressão se comparada à velha Europa.
(por Paola Ronconi)

MEETING DE RÍMINI 2015
“De que é falta esta falta, coração, que num repente dela ficas cheio?”
De quinta-feira 20/8 a quarta-feira 26 de agosto de 2015, será realizada a 36ª edição do Meeting de Rímini pela Amizade entre os Povos, em Rímini, na Itália. O título deste ano é retirado de um verso do poeta Mario Luzi, e será apresentado pelo padre Mauro Lepori, Abade Geral da Ordem Cistercense, no dia 21 de agosto. No site www.meetingrimini.org está disponível o Programa do evento e suas atualizações (em italiano e inglês). Por este mesmo site, durante os dias do evento, será possível assistir ao vivo os principais encontros.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página