Entre os próximos dias 8 e 11 de outubro, o Centro Cultural Fato & Presença promove a segunda edição do Rio Encontros. O evento nasceu em 2014, como proposta de um momento cultural formado por palestras e exposições para comemorar, na ocasião, a passagem dos 30 anos do nascimento da comunidade do Movimento Comunhão e Libertação na capital fluminense. Seu tema foi “Uma vida em movimento”.
Ao final daquele gesto, tendo sido uma experiência muito rica para os organizadores e participantes, decidiu- -se uma continuidade com a proposta de ser um lugar de verdadeiro diálogo entre a fé e a razão. Neste ano, o evento terá como tema “O destino do homem é a beleza”.
“Relembrando São João Paulo II, que diz na sua encíclica Veritatis Splendor que o esplendor da verdade está presente em toda a criação, não tivemos dúvidas de que esse deveria ser o tema sobre o qual nos encontrarmos este ano, confirmados ainda pelo modo como o Papa Francisco fala da beleza da criação na sua encíclica Laudato Si”, afirma o grupo dos organizadores formado por Walter, Carlos Augusto, Adriana, Rosângela e Gabriel.
Para eles, o Rio Encontros não poderia abordar um tema mais atual do que falar sobre o destino do homem por meio da beleza. “A definição de beleza pode deixar muitos intrigados, porque o belo é um conceito muito maior do que uma apropriação estética. Ele vai além do que a gente vê em um par de olhos de uma criança vivaz. A beleza remete ao infinito. Segundo alguns, a etimologia da palavra revela um sentido profundo: a casa em que Deus habita”, afirmam.
Para a edição 2015 serão quatro os dias de atividades. Para a quinta-feira 8 de outubro, o tema a ser trabalhado é a beleza da santidade. Serão contadas as histórias da menina Odetinha e do jovem seminarista Guido Schäffer, ambos em processo de beatificação.
A sexta-feira abrigará uma palestra sobre a beleza na Arte e dentre os convidados estarão presentes o professor Biagio D’Angelo, da Universidade de Brasília, e o escultor Hildebrando Lima, do Rio de Janeiro. Um importante diálogo será debatido na manhã de sábado, com o tema da liberdade de expressão, tendo como ponto de partida o atentado ao jornal Charlie Hebdo em Paris, em janeiro deste ano. Na tarde do mesmo dia será exposto o trabalho do médico Jerôme Lejeune, descobridor da causa da síndrome de Down. Além disso, a beleza na Música será representada pelas apresentações do Duo clássico Tuttman-Vetromilla e na música popular, com o grupo Vai dar samba.
Haverá a apresentação de uma mostra de curtas de animação, “Busca em movimento”, que descreve a procura do homem por um sentido. E também está sendo promovido, ainda, um concurso fotográfico para amadores com o mesmo tema do evento. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail (fotos.rioencontros2015@gmail.com). A entrada é franca e pede-se a doação de 1 quilo de alimento não perecível.
(Isabella Alberto)
Credits /
© Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón