Vai para os conteúdos

Passos N.201, Abril 2018

LEITURA

“Giussani me despertou o desejo de imitar Cristo”

por Isabella Alberto

Foi apresentada em São Paulo a tradução em português do livro de Alberto Savorana sobre o fundador de CL. Presentes, além de padre Carrón e do autor, também Luiz Carlos Rezende, juiz de Belo Horizonte. Em transmissão por vídeo, 15 cidades em todo o país

O português é a terceira língua em que a biografia do fundador de CL foi traduzida. A edição de 1.406 páginas foi produzida em Portugal no final de 2017 com o título Luigi Giussani. A sua vida, e chegou recentemente ao Brasil. Aproveitando a visita do autor, Alberto Savorana, foi organizada uma apresentação pública na tarde de domingo 18 de março, em São Paulo. No salão estavam presentes 160 pessoas, e além destas, dezenas de outras acompanharam a transmissão em 15 cidades, do Norte ao Sul do País. Para dialogar sobre a obra, junto com o autor, foi convidado o Dr. Luiz Carlos Resende, Juiz da Vara de Execuções Penais da Comarca de Belo Horizonte/MG.
Dois cantos para introduzir. O primeiro, Debaixo d’água, fala da necessidade de respirar “todo dia”. E o segundo, Foi um rio que passou em minha vida, podemos entender como a descrição de um encontro imprevisto que nos arrasta. A primeira palavra foi dada a Julián Carrón, presidente da Fraternidade de CL, que fez uma breve saudação: “Este livro é quase uma autobiografia. Existem autores que se escondem atrás do que escrevem, e outros, como São Paulo, que ao escrever suas cartas, contava muito sobre si. Dom Giussani pertenceria ao segundo grupo de pessoas. E por causa do seu carisma educativo contou o que aprendeu na vida”. E afirmou também: “Neste livro cada um pode se encontrar diretamente com a pessoa de Dom Giussani. Isso é precioso. Que ao apreciar esta apresentação brote em vocês o desejo de se aprofundar na leitura do livro”.
No início do encontro Dr. Luiz Carlos conta que desde 2012 tem estado em contato com pessoas ligadas a Giussani devido ao seu trabalho com as prisões APAC, e ler a biografia foi ocasião de conhecê-lo um pouquinho mais. A primeira reação ao convite foi uma surpresa: “Por que eu? Sinto-me um pecador, quase um fariseu”. E durante a preparação ouviu a resposta: “Deve ser justamente por isso”. Aceitou o desafio e diante do público afirmou: “Fiquei encantado com o trabalho de Savorana. Não imaginava a riqueza do conteúdo, também contextualizando os fatos na história italiana. Vi uma pessoa sempre em construção, com sede, tendo suas convicções e também mudando algumas delas, mas com seus paradigmas. Este livro me trouxe um colorido”.

Na outra ponta, Savorana relatou primeiro sua experiência ao aceitar a proposta de fazer este trabalho, que a princípio não gostaria, por um certo pudor de não ser capaz de reproduzir toda a vida que havia visto. Para começar, ele, que conviveu muitos anos em estreita colaboração com Giussani, se debruçou sobre documentos, cartas, escritos e testemunhos para realizar sua obra. Foram cerca de 50 mil páginas lidas. “Percebi um fio condutor em todos estes textos, que é o fato de Dom Giussani por toda sua vida ter contado de si. Então arrisquei uma quase autobiografia, porque não tinha necessidade de comentar nada. Assim como falava a mim, poderia falar ao leitor”.
De fato, o livro é repleto de citações, com relatos de sua infância, os tempos de seminário, vida adulta e velhice. A tarefa de Savorana foi se aprofundar nas raízes de como nasceu esta história, deixando-se golpear por aquilo que encontrou. “Dom Giussani aprendeu continuamente com a realidade, com a vida, com as circunstâncias. E dizia: ‘Para mim a história é tudo, eu aprendi com a história’. Toda a vida dele foi feita de encontros, desde criança, começando pelo pai e pela mãe”.
O público escutava atento, ouvindo as histórias e passagens de encontros e acontecimentos da vida de Giussani. Alguns folheavam o grande volume, fixando-se nas diversas fotos que ilustram momentos da vida do sacerdote italiano, relembrando aquele olhar tão forte, que marcou a vida de tantos ao redor do mundo, gratos porque daquele sim de Giussani, ao deixar o seminário de Venegono para dar aulas no Liceu Berchet de Milão, se originou um povo também aqui no Brasil.
Savorana conta um episódio decisivo da vida do fundador de CL, quando, em 1951, encontra um jovem no confessionário, também chamado Luigi, e provocado por ele, para quem a Igreja e a fé não significavam mais nada, entendeu como um sinal do Senhor de que a sua tarefa era estar entre os jovens para dizer a todos que “Cristo é um acontecimento presente que tem a ver com a vida cotidiana”. Ao tocarem no tema da Justiça, Dr. Luiz Carlos contou um episódio pessoal, no qual teve uma postura menos severa do que anos atrás, e afirmou: “Como Dom Giussani foi bom para mim, pois me despertou o desejo de imitar Cristo”. E Savorana comenta que “este é um aspecto da personalidade de Giussani, pois no encontro com Cristo ele descobre que a pessoa é muito mais do que a imagem que temos dela, das suas capacidades, do que consegue fazer ou dos seus erros. É este o olhar de Cristo que começa a tomar forma em Giussani. Para falar de justiça é preciso falar de misericórdia”.

Qual é a contribuição de Dom Giussani, hoje? “Em uma palavra: método”, afirmou Savorana. “Foi isso o que ele disse no primeiro dia de aula no Liceu Berchet, que não estava ali para convencê-los de suas ideias, mas para ensinar um método para que eles pudessem julgar se o que ele dizia era verdadeiro ou não. Punha nas mãos deles o instrumento para julgar tudo: a experiência. E aquela experiência elementar que é a comparação entre o que acontece e as exigências que estão no coração de cada homem: verdade, beleza, justiça, felicidade”. E qual é o objetivo deste método? Conhecer mais Cristo, enfrentando as questões cotidianas. “Mostrar a pertinência da fé às exigências da vida”. Hoje, após 13 anos da morte de Giussani, para quem se empenha seriamente com a vida, continua a acontecer, movendo a vida de tantas pessoas em todo o mundo. Uma aventura fascinante!

Saiba mais sobre o livro:
Luigi Giussani. A sua vida
Ed. Tenacitas, Lisboa 2017
Páginas: 1406


 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página