Vai para os conteúdos

Passos N.94, Junho 2008

RUBRICAS

Passos em Movimento

pela redação

Beneditinos em Dubrovnik
Croácia
Foi realizado em Dubrovnik um evento de cultura católica, organizado pela editora Verbum. Os editores Petar Balta e Miro Radalj foram buscar no catálogo do Meeting de Rímini a exposição Com as nossas mãos, mas com a sua força. Organizada, na Itália, pelos monges da Cascinazza, a exposição foi o evento central da semana, montada no pátio do palácio Sponza, em estilo gótico. O evento foi apresentado por padre Jozo Milanovic, abade do único mosteiro beneditino da Croácia, pelo Bispo de Dubrovnik, Dom Želimir Puljic, e por Maria Brigljevic, responsável pelo Movimento na Croácia. O Bispo sublinhou a contemporaneidade de São Bento e a beleza da vida comunitária que a partir do maravilhamento do encontro com Cristo tornou-se fonte de obras. Retomando esta ideia, Maria Brigljevic concluiu dizendo que para ela é possível viver a mesma experiência hoje graças ao encontro com uma destas comunidades, “imperfeitas, mas reais”, isto é, o carisma de CL.

Frutos na Paraíba
Campina Grande – PB
No dia 25 de abril às 19h30, no Auditório da Cúria Diocesana de Campina Grande foi realizada a apresentação e lançamento do livro É Possível Viver Assim? de Luigi Giussani. Formou-se uma mesa redonda em que Paulo Romão, responsável pelo Movimento no Rio de Janeiro, apresentou o livro destacando alguns elementos fundamentais do texto, sempre permeado de comparações com suas experiências pessoais e de exemplos da experiência de amigos. Dom Jaime Vieira Rocha, o Bispo Diocesano, demonstrou entusiasmo, não somente pelo livro, mas especialmente pela presença de CL na cidade, afirmando que existem espaços favoráveis à sua inserção. Padre José Assis Pereira Soares, reitor do Seminário Diocesano de Campina Grande, revelou deter notável conhecimento dos textos de Dom Giussani e, além de É Possível Viver Assim?, destacou leituras de livros anteriores, reportando-se, inclusive, à revista Passos e aos cartazes da Páscoa como meios de evangelização. Também relatou como conheceu Dom João Carlos Petrini (Bispo Auxiliar de Salvador) e como ficou tocado pelo seu testemunho. Padre Everaldo Galheira, da área Pastoral Santíssima Trindade, destacou algumas experiências no seu continuado contato com os estudantes da cidade e recomendou o livro aos jovens. Por fim, representando os leigos, o professor da UEPB, Joaquim Firmino Carneiro Júnior, expôs o conteúdo do livro de modo bastante didático e com grande poder de síntese, reportando-se passo a passo aos seus capítulos, propiciando uma visão panorâmica e atraente da obra para os ouvintes.
O evento foi prestigiado por 47 pessoas, incluindo coordenadores de algumas pastorais da Diocese local, representante do Governador do Estado, seminaristas, empresários, escritores, pessoas ligadas a Igrejas protestantes, entre outras. Ao final das colocações abriu-se o debate para a plateia, destacando-se, neste particular, o testemunho de Messias, responsável local pelo Movimento, que falou como foi o seu encontro com CL há pouco mais de 10 anos.

“A verdade é o alimento da vida”
Madri – Espanha

Este foi o tema do Encuentro Madrid 2008, importante evento de presença cristã organizado por diversas associações ligadas a CL, realizado durante o final de semana de 4 a 6 de abril na Casa de Campo de Madri. Acolhendo os visitantes havia uma exposição de textos e audiovisuais sobre María Zambrano, onde era possível compreender o amor à verdade que sempre guiou a vida dessa mulher, a sua vocação de educadora e a sua abertura ao Mistério.
O evento teve início com uma palestra de Dom Fernando Sebastián sobre a tarefa dos católicos no momento atual. O arcebispo emérito de Pamplona sublinhou que os católicos espanhóis não devem deixar espaço para a inquietude depois das eleições do dia 9 de março: “Não somos a oposição, somos a Igreja de Jesus, e nossa tarefa consiste em testemunhar a salvação de Cristo e aproximar os homens da sua mensagem”. Outro momento central do Encontro foi a mesa redonda sobre a construção social presidida pelo conselheiro pela Imigração e Cooperação da Comunidade de Madri, Javier Fernández Lasquetty, e que teve a presença de Freddy Guevara, um dos responsáveis do Movimento Estudantil venezuelano, e Marcos Zerbini, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, do Brasil. Guevara explicou como a resistência dos estudantes venezuelanos contra o projeto totalitário de Chávez foi formada, a partir da afirmação da liberdade e da dignidade de cada homem, e não de esquemas ideológicos ou de poder. Zerbini traçou o desenvolvimento do seu Movimento, nascido da Pastoral Social da Igreja Católica como resposta à necessidade de moradia, educação e assistência médica de milhares de pessoas. E também descreveu o seu itinerário pessoal, que o levou, junto com sua mulher Cleuza, a reconhecer que o carisma de CL era o modo de viver a fé que sempre desejaram e buscaram, exatamente em um momento em que seu impulso original estava se exaurindo e aumentavam as recriminações e o cansaço.
O Encontro encerrou-se no domingo com as colocações de José Mìguel Oriol, presidente das Edições Encuentro, que comemoram 30 anos de atividades, e de Giancarlo Cesana, médico e professor universitário, um dos líderes históricos de CL. Ambos explicaram, através do próprio itinerário pessoal, porque o caminho para descobrir a verdade consiste em viver uma experiência.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página