Vai para os conteúdos

Passos N.91, Março 2008

BRASIL / NOVOS ALAGADOS

Sobre estas pedras se constrói um povo

por Thais Cavalcanti

Era um bairro pobre construído sobre as palafitas. As obras da Avsi já contribuíram para mudar sua cara. E agora... Crônica de uma jornada em que (com a ajuda de amigos italianos) teve início uma obra especial

Uma manhã ensolarada em Salvador. Em Novos Alagados, um dos bairros mais pobres da cidade, uma movimentação diferente e animada. Pelas ruas deste bairro chegavam crianças e adolescentes que participam das obras educativas da Fundação Avsi, professores, educadores e várias pessoas e famílias da comunidade e da paróquia local. Todas estavam ali para participar de um acontecimento: a cerimônia da benção da pedra fundamental da Igreja Cristo Ressuscitado, que será construída com recursos da Fundação italiana Humano Progresso e apoio da Avsi. Juntamente com a Igreja será construído um espaço para o reforço escolar que atenderá 250 adolescentes.
Diferentemente das manifestações que acontecem neste bairro, marcado pela pobreza e violência, a comunidade participava de forma pacífica, carregando nas mãos a sua oferta e colaboração para a Igreja: traziam tijolos que vão integrar a construção da Igreja para serem abençoados.

Anos de trabalho e amizade
A cerimônia foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, pelo Bispo Auxiliar Dom Giancarlo Petrini e pelo padre Estephan da Paróquia São Brás. Também estavam presentes amigos e colaboradores da Fundação Avsi e Angelo e Fernanda Abbondio, responsáveis pela iniciativa da construção da Igreja. “Construir uma Igreja é um acontecimento, que vai além do desejo e da imaginação”, disse Fernanda Abbondio: “Nós damos nossas mãos para que o Senhor possa atuar.”
A presença da Avsi nesta região teve início muitos anos atrás, quando a maioria da população vivia em condições desumanas de pobreza, sem condições de saúde e higiene nas palafitas construídas sobre o mar. Do gesto da caritativa, em que participavam algumas pessoas do Movimento juntamente com Dom Giancarlo Petrini nasceu a Creche João Paulo II e depois o Centro educativo para realização do reforço escolar, dando continuidade ao trabalho com as crianças que cresciam. Posteriormente nasce o Centro de Orientação da família e a Creche “Monsenhor Luigi Giussani”.
Neste percurso de trabalho, mas acima de tudo de amizade, muitas crianças e muitas pessoas puderam experimentar a alegria de caminhar junto com uma companhia, o que pôde ser uma oportunidade de mudança em suas vidas.

Quatrocentos tijolos
Angelo Abbondio, presidente da Fundação Humano Progresso sintetizou o significado do gesto que estão realizando com essas palavras: “A nossa presença hoje aqui é para testemunhar uma amizade, uma solidariedade entre pessoas que mesmo sendo estranhas como local de proveniência, sem nenhum vínculo de parentesco, têm em comum serem irmãos em Cristo. Nós nos encontramos e nos reencontramos para crescermos fazendo um caminho comum”.
Um sinal claro dessa comunhão foram os 400 tijolos levados pelas pessoas da comunidade, e a arrecadação voluntária feita por uma das senhoras presentes totalizando o valor de R$ 200,00.
Após as diversas intervenções sociais realizadas no bairro – a construção de casas que substituem as palafitas, a atividade constante de associações da sociedade civil, a presença de diversas obras da Avsi –, o desejo de todos é que a construção da Igreja neste bairro possa ser um marco na vida da comunidade, um ponto fundamental para o destino de cada um.
Aquilo que responde ao coração e ao desejo do homem é Cristo e a presença estável de pessoas que têm essa consciência é o ponto fundamental para a educação. A Igreja é um sinal para tornar visível Cristo naquela comunidade. Além disso, a experiência do percurso educativo que está sendo feita pela presença das obras da Avsi é a resposta verdadeira à necessidade daquelas pessoas.
“A necessidade no mundo é infinita, a pobreza é infinita, mas a questão é quando uma pessoa é colocada diante de algo e responde. Posso dizer que pude realizar o que estava diante de mim porque tinham pessoas que me sustentavam. O coração dessas obras são vocês”, falou Fernanda Abbondio aos educadores e funcionários das obras educativas que a Avsi coordena em Novos Alagados.

A mesma paternidade
Recentemente, professores e funcionários das diversas obras educativas que funcionam no bairro começaram a apresentar o projeto da construção da Igreja às pessoas envolvidas nas diversas atividades que eles realizam. A alegria e interesse de todos foi impressionante. Assim se confirma o que disse Dom Petrini: “É uma resposta à necessidade daquelas pessoas. A reconstrução do povo já está acontecendo com cada um que está envolvido. A fraternidade de Dom Giussani está gerando um povo novo porque é a mesma paternidade”.
E assim se entende melhor também as palavras de Fernanda Abbondio sobre a história que os levaram a decisão de construir a Igreja: “Este bairro, que no passado foi conhecido pelo alto índice de violência, agora poderá ser reconhecido porque possui um Igreja bonita, que é um local de encontro onde se vive a amizade e a solidariedade. E onde as pessoas encontram respostas aos desejos e necessidades do seu coração.”

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página