Vai para os conteúdos

Passos N.75, Agosto 2006

CULTURA - LIVRO

Livro II Diálogos de São Gregorio Magno - Vida e Milagres de São Bento

O Livro II Diálogos de São Gregório
Magno foi escrito entre outubro de 593 e novembro de 594, a pedido dos monges de São Gregório, e fala da vida e dos milagres de santos inacianos do século VI. A obra faz parte de uma coleção com outros três títulos: I e III - Série de quadros breves de personagens santos; IV - Diversas questões sobre a imortalidade da alma. O Livro II, totalmente dedicado a São Bento, tem a finalidade de uma edificação e ajuda a caminhar em direção à perfeição cristã. Ele não faz a biografia moderna, contando todos os passos de São Bento, e o autor não descreve tudo o que sabia sobre ele; trata-se de uma biografia em linguagem da época. Entre perguntas e respostas vai se compondo a espi-ritualidade beneditina com o objetivo de educar quem a lê. Apresenta Bento como “homem de Deus” e amigo de Deus, narrando milagres e profecias como sinais da presença de Deus. Quando foi escrito, destinava-se a cléricos, monges e serventes piedosos. Faz uma crítica à vida monástica do seu tempo e apresenta São Bento como o ideal do monge perfeito.
Essa nova edição, no início do terceiro milênio cristão, confirma como o drama humano é sempre o mesmo: buscar a felicidade e quem a pode oferecer, Deus. Para Bento, é a Palavra e a vivência evangélica entre irmãos que permitem ao homem ser, sem devaneios, conforme foi concebido pelo
Criador e Salvador.
As ilustrações de Cláudio Pastro, contidas nessa publicação, levam o leitor, pela singeleza e elegância dos poucos traços em preto e dourado, ao essencial, tão desejado pelo monaquismo: a forma, formadora e criadora, numa linguagem comum ao coração de todos os homens: a arte da fé.

Livro II
Diálogos de São Gregório Magno
Vida e Milagres de São Bento
Grafa Editora
pp. 200
R$ 30,00
Encomendas: 11 6693.0114

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página