Vai para os conteúdos

Passos N.127, Junho 2011

CAMPINAS - O Senso Religioso

Uma proposta atual

por Isabella Santana Alberto

No interior de São Paulo, Dom Giussani é lembrado como um amigo do homem contemporâneo. Neste tempo, em que as grandes exigências humanas estão cada vez mais esquecidas, o chamado a ir mais além

No dia 15 de abril, no belo auditório da Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, a comunidade de CL organizou a apresentação do livro O senso religioso em Campinas. Naquela noite, os amigos Dom Abade Joaquim de Arruda Zamith, monge Beneditino do Mosteiro de São Bento (Vinhedo), e o Reverendo Fernando Arantes, Pastor da Igreja Presbiteriana, foram recebidos para um momento de diálogo. Após a introdução do Dr. César, que contextualizou o livro e contou um pouco da história do autor, Luigi Giussani, os dois convidados contaram o impacto que teve neles a leitura do livro.
Diante de uma plateia de setenta pessoas, o Reverendo Fernando foi o primeiro a intervir. Falou de sua história de amizade com membros do Movimento, a leitura de Passos e a estima por Dom Giussani. O Pastor afirmou a capacidade de o autor dialogar com o coração do homem, igual para todos. Lembrou-se de dois episódios evangélicos do encontro com Cristo, de Zaqueu e Nicodemos. Homens que foram arrebatados por Cristo e mudaram suas vidas.
O Abade Dom Joaquim lembrou sua amizade com o Movimento, desde a época em que foi responsável pelo Mosteiro de São Bento, no centro de São Paulo, e convidou alguns padres do Movimento para darem aulas no colégio. Ele ressaltou a atualidade deste livro: “Após as premissas, Dom Giussani fala do esvaziamento das perguntas, da redução delas e das consequências desse esvaziamento. (...) Hoje vivemos o perigo da agitação, correndo sempre de um lado para o outro, e também o perigo da preocupação. Nós não sabemos mais entender as perguntas que Deus nos faz e usamos um disfarce para transformar a revelação que Ele nos faz. E não basta uma leitura atenta. Temos que ter também uma nova disciplina. Na experiência monástica, essa fidelidade a uma disciplina nos faz a cada dia escutar a Palavra de Deus, e assim experimentar esse Amor que se faz presente”. Em uma época em que o homem encontra-se adormecido, Giussani é atual ao chamar a atenção para o despertar do humano, condição necessária para o encontro com Cristo.
Após a colocação dos palestrantes, o público pôde fazer algumas perguntas e, ao final do evento, a comunidade ofereceu um coquetel para os convidados. A livraria deu grande apoio ao gesto, deixando a publicação em destaque na loja e anunciando o evento nos microfones. Diante do desafio lançado, agora cabe a cada um dar sua resposta.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página