Vai para os conteúdos

Passos N.170, Junho 2015

RUBRICAS

Acontece

UGANDA
E o Governo promove o “método Giussani”
Desde 2005 já foram realizados mais de 500 cursos, formando em torno de 25.000 educadores. Hoje, o Ministério ugandese pela educação e o esporte reconheceu oficialmente o Permanent Centre of education de Kampala como “Instituto de Ensino Superior”. As origens do Centro remontam a 2002, quando professores italianos e ugandenses deram origem a uma série de cursos para professores e profissionais no campo social e médico, trabalhando sobre o método educativo de Dom Giussani. Em 2009 a obra foi estruturada como Centro de formação graças a colaboração de Cor Unum, Fundação Avsi e Meeting Point International. Agora o nome foi alterado para Luigi Giussani Institute of Higher Education. “Reconhecimento Ministerial nos dá a possibilidade de criar cursos de graduação e certificados universitários”, disse Mauro Giacomazzi, o responsável. “Como uma instituição de ensino superior, também podemos interagir com o Ministério de uma forma mais estruturada, para tornar mais conhecida a nossa oferta de formação, bem como habilitar colaborações com universidades dentro e fora do País”. Ao mesmo tempo esse passo “institucional” é uma grande responsabilidade, “pois somos obrigados a tornar ainda mais nosso o valor infinito da herança de Dom Giussani no campo educativo”.

ESTADOS UNIDOS
Em memória di Monsenhor Albacete
O Centro Cultural Crossroads festejou, em Nova York, na noite de sábado 25 de abril, seu décimo aniversário. Para a ocasião foi realizado um encontro com o título “A Beautiful Journey: 10 years… and counting” (Um belo dia: 10 anos... e contando), no qual foi recordado, de modo especial, Monsenhor Lorenzo Albacete, falecido há alguns meses, no dia 24 de outubro de 2014. Ele foi um dos fundadores do centro cultural, nascido do desejo de “olhar com abertura, curiosidade e juízo crítico todos os aspectos da realidade”, como ele mesmo dizia.
Buscando homenagear este homem que foi “o centro, o coração e a mente do Centro Cultural Crossroads”, como disse Rita Simmonds em sua saudação inicial, foram convidados a falar três entre os maiores amigos de Monsenhor Albacete: o jornalista Michael Sean Winters, o cientista Robert Pollack e a diretora de cinema Helen Whitney. Através do testemunho deles foi possível reconhecer um modo de olhar a vida que foi originado por uma grande ternura pelo homem e uma profunda paixão pelo Deus feito homem.
Para encerrar a noite foi realizado um concerto de música com Christopher Vath, pianista e compositor.

PORTUGAL
Se a felicidade não existe, então o que é a vida?
De 27 a 29 de março, no Centro cultural de Belém, ocorreu o Meeting de Lisboa, em Portugal. O evento nasceu em 2012 como um gesto cultural que procurou demonstrar a razoabilidade da fé no início do Ano da Fé convocado por Bento XVI. O impacto do Meeting gerou naqueles que o organizaram a vontade de continuar, e por isso foi constituída uma associação para dar corpo a outros momentos.
Neste ano, Paul Bahtti (ex-ministro paquistanês para as minorias), Rui Vieira Nery, José Manuel Fernandes, Henrique Leitão (prêmio Pessoa 2014) e Miguel Araújo, entre outros, foram os protagonistas da realização, abordando o tema da felicidade em várias vertentes, como no mundo da política, da sociedade, da cultura e da arte.
Ao longo destes três dias foi proposto um percurso que ajudasse a descobrir a positividade da vida em qualquer circunstância. (www.meetinglisboa.com).

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página