Vai para os conteúdos

Passos N.181, Junho 2016

SOCIEDADE - CDO

“Não só a esperança, vocês são a riqueza”

por Adriano Gaved

No final de junho, um espaço para dialogar e compartilhar experiências sobre a situação e as perspectivas do Brasil. Partindo do pensamento social, econômico e político do Papa Francisco

Petróleo não é um recurso. Ferro não é um recurso, nem a terra, nem a soja. Para os pastores da Arábia o petróleo atrapalhava as pastagens. Nessa sociedade pós-capitalista, nem o dinheiro é o maior recurso: se você tem uma boa ideia e a capacidade de realizá-la, pode apostar que vai se formar uma fila de investidores querendo financiá-lo.
Sem um homem que possa conectá-las a uma necessidade, as coisas permanecem sendo coisas, e não riquezas. No final, são os homens e as mulheres a maior riqueza de um país. Isso vale até mesmo em um trivial sentido macroeconômico: um mercado de 200 milhões de pessoas vale mais do que um de 20, e ter um bom mercado interno equilibra uma economia.
Nesses momentos confusos vale a pena voltar aos fundamentos. Por isso, a Companhia das Obras (CdO) colocou como tema do seu Fórum anual o valor – até econômico – da pessoa. Isso vale ainda mais no Brasil, que tem nas suas raízes o veneno da escravidão. O título é uma frase do Papa Francisco aos jovens mexicanos: “Não são só a esperança, vocês são a riqueza”.
E o Papa vai ser um dos grandes protagonistas desses dias. Ele chega facilmente às capas de jornais por qualquer coisa que fale. As suas posições sobre a economia não são exceção, e não nos deixam indiferentes. Alguns se animam, outros vêm nele posições de um terceiro mundo antiquado. Ao mesmo tempo, ninguém sabe como lidar bem com os novos desafios que nos são apresentados: a população envelhecendo, o colapso da “religião da finança”, estados inflados até o limite, e de fato impotentes ou até danosos, a “Nova Economia” e a desigualdade. Pensemos que no futuro vamos ter no mundo 1 milhão de bilionários, pois grande parte dos trabalhos será feito por computadores, e 8 bilhões de trabalhadores informais, buscando um lugar ao sol. Uma desigualdade que ameaça a democracia, e promove um desenvolvimento apertado... Vale a pena conhecer mais o que ele diz.
Bernhard Scholz, o presidente da CdO Internacional, virá da Itália para mostrar, em primeiro lugar o que Papa Francisco fala, além das interpretações da mídia, mostrando quanto disso é reafirmação da Doutrina Social da Igreja e quais são os aspectos ou acentos novos. E, sobretudo, como suas posições "mordem" sobre as dinâmicas emergentes da economia, seja nos países pobres como nos desenvolvidos. Também foram convidadas pessoas interessantes do mundo da empresa e dos negócios, pois, num diálogo, queremos entender como reagem a essa mensagem.
A CdO se define como “critério ideal e amizade operativa”. Fiel a essa postura o segundo pilar do Fórum vai ser um “World Café”, uma dinâmica de interação bem sucedida que vai ajudar todos os participantes a se conhecer e trocar experiências. Se o homem é o recurso, a solidariedade entre eles multiplica a riqueza. Como nos lembrava Chesterton “um mais um não faz dois, mas duas mil vezes um”.
O Fórum Nacional da Companhia das Obras é realizado desde 2012. Reúne, por dois dias, empresários, profissionais de diferentes setores, estudantes e entidades não governamentais.

Acesse: www.cdo.org.br

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página