Vai para os conteúdos

Passos N.98, Outubro 2008

DESTAQUE - Meeting Rimini 2008

O conhecimento é sempre um acontecimento

comunicado à imprensa

Trechos do comunicado à imprensa na conclusão do 29º Meeting pela amizade entre os povos

Numa época em que nada parece mais interessar, o Meeting mostrou que o povo não se move a partir de discursos ou de ideias abstratas, mas é tocado por uma presença.
Nesse sentido, a mensagem do Santo Padre foi o sinal de uma presença familiar ao povo do Meeting e indicou a hipótese de trabalho que marcou toda a semana: “O Meeting quer reforçar que só Cristo pode revelar ao homem a sua verdadeira dignidade e comunicar-lhe o autêntico sentido da sua existência... Eis aí, pois, o protagonismo... Ele precisa de colaboradores para a realização do seu Reino”. Os encontros do ciclo “É possível viver assim” ofereceram o testemunho de pessoas apaixonadas pela própria humanidade e que no encontro cristão viram-se diante da resposta à necessidade infinita do coração e se tornaram, por isso, protagonistas. Assim a mostra sobre as prisões foi a exposição de uma contínua possibilidade de se encontrar a mesma novidade na presença física dos presidiários que se portavam como guias, com uma liberdade que de outro modo seria impossível. Da mesma forma, no testemunho de Eugenio Borgna e Giancarlo Cesana, um tema existencial como a solidão foi abordado não como questão psicológica, mas como estrada para a descoberta da original dependência de cada homem, que abre para o encontro com Alguém em quem é possível crer.
Os discursos de personalidades da Igreja tornaram evidente que a abertura para o outro nasce da consciência da própria identidade e que a fé católica deixa o homem na melhor condição para encontrar o outro, tendo como base a comum experiência elementar. Num momento em que a situação internacional é confusa e cheia de tensões, o Meeting, fiel à sua história, foi o lugar de um diálogo pela paz, pelos direitos do homem e pela convivência entre os povos.
Quanto à política, neste ano se destacaram particularmente temas como federalismo, política do bem-estar, subsidiariedade, instrução, e não as intrigas ou as acusações entre adversários. No Meeting renovou-se o encontro com intelectuais e escritores, os quais documentaram que a cultura não é um fenômeno acadêmico, mas nasce no contexto de compromisso e se documenta como consciência crítica e sistemática de uma experiência. Foram quatro mil voluntários e mais de 700 mil presenças, que mostraram a realidade de um povo para o qual a fé é a experiência de uma satisfação, porque correspondente à necessidade de todos os homens, e é o início da caminhada do conhecimento, que cada vez mais leva as pessoas a mergulharem na realidade como protagonistas. Por isso, o título do Meeting 2009 – que se desenrolará em Rímini de 23 a 29 de agosto – é: “O conhecimento é sempre um acontecimento”.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página