Vai para os conteúdos

Passos N.191, Maio 2017

MÚSICA

Canto & viola

por Angela Lopes - foto de Ricardo Gomes
Chico Lobo e Dom Vicente Ferreira.
Chico Lobo e Dom Vicente Ferreira.

Novo trabalho do músico Chico Lobo, o CD Louvação, em parceria com Dom Vicente Ferreira, expressa a vitalidade de elementos fundamentais daquilo que constitui a própria alma do povo brasileiro

O CD Louvação, lançado em todas as plataformas digitais e no físico pela gravadora Kuarup Discos, é o encontro de poesias e músicas que buscam resgatar sentimentos humanos de esperança, amor e fé. A sensibilidade poética de Dom Vicente Ferreira, fortalecida por valores como fraternidade e devoção, experimentados principalmente em realidades mais simples, é acompanhada pela rica performance de Chico Lobo ao dedilhar sua viola caipira.
Partilhar os benditos, folias e toadas, pode parecer que sejam coisas restritas ao bom caboclo cantador, lá do sertão. No entanto, Louvação expressa a vitalidade de elementos fundamentais daquilo que constitui a própria alma do povo brasileiro. A beleza dos textos do padre redentorista que acaba de ser nomeado Bispo Auxiliar de Belo Horizonte/MG, ao lado da experiência artística do Violeiro Chico Lobo, com seus mais 30 anos de carreira, formam uma parceria que extrapola fronteiras de grupos determinados, porque ambos defendem a dignidade da vida humana, que a boa arte celebra.
A amizade entre os dois surgiu de maneira natural. Chico Lobo nos conta: “Eu e Dom Vicente nos conhecemos do modo mais simples e cotidiano: durante a primeira missa que o vi celebrar na paróquia do meu bairro. Eu gostei da homilia dele e ele me conhecia e me reconheceu no meio do povo na missa. Fomos conversar após a celebração. Poucas semanas depois ele me chamou para um Sarau no Seminário Dom Moniz junto aos seminaristas. Neste dia cantei, ele declamou poesias, comemos todos juntos”. Este dia foi a semente de uma bela amizade que surgiu: “Isso me remeteu à origem de meu encontro com a experiência de Comunhão e Libertação – a valorização da cultura; da minha música; estar juntos nos jantares na Casa Cultura e fé, na Serra da Piedade. Memória forte de Dom Giussani me passada por Pe. Virgílio Resi. Isso me cativou, me provocou, apostei nessa amizade – em estar perto”.

Chico Lobo venceu por três vezes consecutivas o Prêmio Profissionais da Música como Melhor Artista Raiz Regional (2015, 2016 e 2017). Dom Vicente Ferreira foi nomeado Bispo em março de 2017. Motivos maravilhosos para os dois amigos e parceiros comemorarem com o lançamento do CD Louvação, trabalho importante para ambos. “Louvação é um belo encontro de poesia e música. Cada verso, cantado ou bendito, forma um expressivo tecido bordado por uma singela musicalidade, liderada pelo som da viola. Coisa tão humana que esbarra sempre no coração de Deus. Um presente que nasce do desejo forte de semear valores como amizade, amor e fé. Estou feliz com o resultado de uma parceria fecunda. Não é sempre que a gente consegue traduzir o fundo da alma com música e poética”, afirma o Bispo Auxiliar.
Chico Lobo também comenta a parceria: “Para mim, violeiro que sou, esse novo trabalho Louvação me fez aprofundar minha música com a poesia, com a palavra, tecendo melodias para poesias, que se tornaram cantigas, bem como para trilhas em poesias declamadas pelo querido parceiro e poeta Dom Vicente Ferreira. Foi desafiador, mas prazeroso, porque numa parceria a gente sempre doa um pedaço de nossa intuição para somar com a de outro. A belíssima unidade que alcançamos nessa nova obra, está alinhavada e costurada pela fé cristalina, expressa na cultura popular da gente simples, desse nosso imenso Brasil profundo!”.

O CD foi lançado em um show em Belo Horizonte no dia 6 de abril. O pequeno teatro de 200 lugares ficou lotado e as pessoas se emocionaram com a amizade, as palavras, as poesias e os cantos destes artistas. “Para mim, poder ressaltar o valor da amizade, do ir a fundo nesse relacionamento é testemunhar minha fé. E, sobretudo, o carisma de Dom Giussani que me alcançou”, afirma Chico. “Depois, foi muito bom não ter me deixado tomar por eventuais preconceitos. Por isso, me senti livre para apresentar este trabalho à gravadora Kuarup – uma das mais importantes gravadoras de música brasileira. Eles souberam compreender a verdade, o coração colocado (nesta obra) escancarado. E que não se tratava de um CD religioso, mas sim de uma experiência (sim, religiosa –
contudo) vivida na carne. E, para nossa alegria, eles nos apoiaram”.

A parceria criou 12 temas, sendo sete canções embaladas por cinco textos poéticos. O disco conta com a produção do músico Ricardo Gomes e tem como destaque a canção Louvação, melodia lírica que dá título ao disco e mostra o canto dolente do violino na performance do músico Bruno Silveira, lembrando as clássicas rabecas, além da tradicional viola nordestina. Sua letra, inspirada na sina de entregar ao Divino o cotidiano de plantar e colher, fala da esperança de vencer a seca do agreste. Outra faixa especial é Bandeira da Paz, inspirada em folia com violas, violinos e a percussão especial do músico Carlinhos Ferreira, que cumpre papel de grande importância nas comunidades rurais e festas religiosas, enaltecendo a amizade e união das pessoas.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página