Beneditinos em Dubrovnik
Croácia
Foi realizado em Dubrovnik um evento de cultura católica, organizado pela editora Verbum. Os editores Petar Balta e Miro Radalj foram buscar no catálogo do Meeting de Rímini a exposição Com as nossas mãos, mas com a sua força. Organizada, na Itália, pelos monges da Cascinazza, a exposição foi o evento central da semana, montada no pátio do palácio Sponza, em estilo gótico. O evento foi apresentado por padre Jozo Milanovic, abade do único mosteiro beneditino da Croácia, pelo Bispo de Dubrovnik, Dom Želimir Puljic, e por Maria Brigljevic, responsável pelo Movimento na Croácia. O Bispo sublinhou a contemporaneidade de São Bento e a beleza da vida comunitária que a partir do maravilhamento do encontro com Cristo tornou-se fonte de obras. Retomando esta ideia, Maria Brigljevic concluiu dizendo que para ela é possível viver a mesma experiência hoje graças ao encontro com uma destas comunidades, “imperfeitas, mas reais”, isto é, o carisma de CL.
Frutos na Paraíba
Campina Grande – PB
No dia 25 de abril às 19h30, no Auditório da Cúria Diocesana de Campina Grande foi realizada a apresentação e lançamento do livro É Possível Viver Assim? de Luigi Giussani. Formou-se uma mesa redonda em que Paulo Romão, responsável pelo Movimento no Rio de Janeiro, apresentou o livro destacando alguns elementos fundamentais do texto, sempre permeado de comparações com suas experiências pessoais e de exemplos da experiência de amigos. Dom Jaime Vieira Rocha, o Bispo Diocesano, demonstrou entusiasmo, não somente pelo livro, mas especialmente pela presença de CL na cidade, afirmando que existem espaços favoráveis à sua inserção. Padre José Assis Pereira Soares, reitor do Seminário Diocesano de Campina Grande, revelou deter notável conhecimento dos textos de Dom Giussani e, além de É Possível Viver Assim?, destacou leituras de livros anteriores, reportando-se, inclusive, à revista Passos e aos cartazes da Páscoa como meios de evangelização. Também relatou como conheceu Dom João Carlos Petrini (Bispo Auxiliar de Salvador) e como ficou tocado pelo seu testemunho. Padre Everaldo Galheira, da área Pastoral Santíssima Trindade, destacou algumas experiências no seu continuado contato com os estudantes da cidade e recomendou o livro aos jovens. Por fim, representando os leigos, o professor da UEPB, Joaquim Firmino Carneiro Júnior, expôs o conteúdo do livro de modo bastante didático e com grande poder de síntese, reportando-se passo a passo aos seus capítulos, propiciando uma visão panorâmica e atraente da obra para os ouvintes.
O evento foi prestigiado por 47 pessoas, incluindo coordenadores de algumas pastorais da Diocese local, representante do Governador do Estado, seminaristas, empresários, escritores, pessoas ligadas a Igrejas protestantes, entre outras. Ao final das colocações abriu-se o debate para a plateia, destacando-se, neste particular, o testemunho de Messias, responsável local pelo Movimento, que falou como foi o seu encontro com CL há pouco mais de 10 anos.
“A verdade é o alimento da vida”
Madri – Espanha
Este foi o tema do Encuentro Madrid 2008, importante evento de presença cristã organizado por diversas associações ligadas a CL, realizado durante o final de semana de 4 a 6 de abril na Casa de Campo de Madri. Acolhendo os visitantes havia uma exposição de textos e audiovisuais sobre María Zambrano, onde era possível compreender o amor à verdade que sempre guiou a vida dessa mulher, a sua vocação de educadora e a sua abertura ao Mistério.
O evento teve início com uma palestra de Dom Fernando Sebastián sobre a tarefa dos católicos no momento atual. O arcebispo emérito de Pamplona sublinhou que os católicos espanhóis não devem deixar espaço para a inquietude depois das eleições do dia 9 de março: “Não somos a oposição, somos a Igreja de Jesus, e nossa tarefa consiste em testemunhar a salvação de Cristo e aproximar os homens da sua mensagem”. Outro momento central do Encontro foi a mesa redonda sobre a construção social presidida pelo conselheiro pela Imigração e Cooperação da Comunidade de Madri, Javier Fernández Lasquetty, e que teve a presença de Freddy Guevara, um dos responsáveis do Movimento Estudantil venezuelano, e Marcos Zerbini, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, do Brasil. Guevara explicou como a resistência dos estudantes venezuelanos contra o projeto totalitário de Chávez foi formada, a partir da afirmação da liberdade e da dignidade de cada homem, e não de esquemas ideológicos ou de poder. Zerbini traçou o desenvolvimento do seu Movimento, nascido da Pastoral Social da Igreja Católica como resposta à necessidade de moradia, educação e assistência médica de milhares de pessoas. E também descreveu o seu itinerário pessoal, que o levou, junto com sua mulher Cleuza, a reconhecer que o carisma de CL era o modo de viver a fé que sempre desejaram e buscaram, exatamente em um momento em que seu impulso original estava se exaurindo e aumentavam as recriminações e o cansaço.
O Encontro encerrou-se no domingo com as colocações de José Mìguel Oriol, presidente das Edições Encuentro, que comemoram 30 anos de atividades, e de Giancarlo Cesana, médico e professor universitário, um dos líderes históricos de CL. Ambos explicaram, através do próprio itinerário pessoal, porque o caminho para descobrir a verdade consiste em viver uma experiência.
Credits /
© Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón