Vai para os conteúdos

Passos N.68, Dezembro 2005

AVSI / TENDAS

A primeira caridade é a educação

pela redação

A Associação de Voluntários para o Serviço Internacional (Avsi), organização não-governamental sem fins lucrativos, promove todos os anos, com lançamento próximo ao Natal, a Campanha Tendas. Essa iniciativa reúne variados eventos em dezenas de países, cujo objetivo é recolher fundos para ajudar a sustentar alguns projetos da Associação em países em vias de desenvolvimento. Todas as iniciativas pressupõem o extraordinário envolvimento de mais de 10.000 voluntários no mundo todo que, com caridade e paixão, organizam milhares de eventos em prol das Tendas.
Trabalhando em 35 países em todos os continentes, as equipes da Avsi executam seus trabalhos olhando para a unicidade do homem, elaborando, para isso, projetos relacionados à educação como instrumento para revelar os talentos. Acreditam que somente deste modo será possível consolidar um modelo de desenvolvimento que faça crescer homens e com eles, a paz. Por isso, neste ano a Avsi propõe a ajuda para seis projetos que buscam ajudar no desenvolvimento humano por meio da educação.
Os projetos promovidos nesta Campanha Tendas são:

1. ÁSIA: Paquistão
Colégio Ave Maria de Islamabad

O Colégio Ave Maria é uma das poucas escolas católicas do Paquistão, país no qual os católicos são uma minoria, muitas vezes marginalizada e perseguida. Sustentar este projeto significa dar a muitos jovens a possibilidade de continuar os estudos e desenvolver um papel ativo na sociedade. O Colégio Ave Maria encontra-se em uma das áreas mais atingidas pelo terremoto.

2. AMÉRICA LATINA: Equador
Sustento educacional para 1.000 crianças em Quito e Portoviejo

Um projeto educacional, que envolve 1.000 crianças da zona de Portoviejo e na periferia de Quito, com o objetivo de valorizar a família, pois esse é o ponto principal de educação dos filhos. Estão previstos cursos de formação para pais, encontros pedagógicos para as crianças e também a criação de pequenas “creches familiares” e escolas paroquiais nas localidades mais isoladas.

3. ÁFRICA: Serra Leoa
Centro educacional para jovens em Freetown

O Colégio Milton Margai, da universidade de Freetown, acolhe 3.000 estudantes. As Tendas querem financiar um novo centro educacional situado dentro do colégio, lugar de passagem entre a Holy Family School de Padre Berton, missionário saveriano há mais de 30 anos no país, e o prosseguimento dos estudos dos jovens. Isso dará continuidade à grande obra desenvolvida por padre Berton na recuperação de muitos meninos de rua e meninos-soldados, ajudando-os a voltar a uma vida normal, na própria família ou em uma família adotiva.

4. LESTE EUROPEU: Albânia
Centro de formação para educadores em Tirana

A Avsi atua na Albânia desde 1998, pois logo após a grave crise econômica de 1997 o Santo Padre João Paulo II fez um apelo a toda a Igreja para que se ajudasse o povo albanês, pedido que Dom Giussani imediatamente acolheu. Desde então a presença da Avsi na Albânia estruturou-se para apoiar a igreja local, concentrando-se em ações sócio-educativas. As Tendas irão ajudar um centro de formação permanente para educadores em Tirana, ação já reconhecido pelo Ministério da Educação do país.

5. EUA: Nova Orleans
Pós-emergência furacão Katrina

O furacão Katrina provocou um estado de emergência sem precedentes em uma vasta área dos Estados Unidos. As Tendas querem oferecer ajuda às famílias desabrigadas de Baton Rouge e às famílias e grupos de pessoas que no Texas, na região de Houston, estão acolhendo os refugiados. Este projeto Avsi visa socorrer as pessoas que nenhuma instituição ajudará, sobretudo os excluídos e marginalizados.

6. BOLSAS DE ESTUDO: para estudantes dos países em via de desenvolvimento
Continuando uma ação já desenvolvida nos anos anteriores, as Tendas, junto com a Associação Youth Education Support, também querem colaborar na doação de bolsas de estudos para que jovens empenhados, mas sem condições financeiras, dos países em vias de desenvolvimento, possam continuar seus estudos universitários.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página