Intelectual de relevo no Peru. Nos ombros, uma vida de luta contra as opressões sofridas pelo povo sul americano, ao lado de Che Guevara. Em 1996, o encontro com o Movimento. “Amigos que têm a coragem de afirmar Cristo como acontecimento que liberta o homem”
Em maio de 1996, disse que o meu encontro com o movimento Comunhão e Libertação foi um acontecimento que me havia enchido de entusiasmo. E um entusiasmo determinado pela correspondência entre o sentido das minhas grandes aspirações, dos meus grandes desejos e o significado que o Movimento representa para o homem, de modo particular para os jovens que, hoje como sempre, precisam de uma luz que os ajude a encontrar a estrada para a afirmação dos seus nobres ideais. Uma estrada na qual o homem não só escute e grite o ideal, mas esteja em condições de vivê-lo passo após passo com seriedade e verdade.
O nível do ideal
Urge, no homem, uma necessidade de elevar-se no nível do ideal, de senti-lo e vivê-lo, que é uma coisa muito diferente de fazer uso dele. Digo deste modo porque, hoje, isto é o que menos interessa à grande parte dos homens: para muitos políticos e intelectuais, para muitos homens comuns, o ideal é algo que somente é colocado em cena nas reuniões parlamentares ou escolares, enquanto no agir cotidiano é esquecido, traído, desprezado.
O que significa, hoje, o meu encontro com CL? Ele continua e continuará marcado por esse entusiasmo originário. Um entusiasmo cada dia mais vivo. O meu encontro com CL tocou não somente a minha vida espiritual, mas toda a minha vida. A minha vida, posso afirmá-lo, foi e será uma vida de luta contra qualquer forma de injustiça. Desde cedo, quando era adolescente, comecei uma luta que não tem fim. A opressão, a injustiça contra os mais pobres e as desigualdades que penetram a fundo no meu povo são cada vez maiores. Muitos jovens foram prisioneiros políticos, amando e sofrendo por um ideal de justiça e liberdade. Nessa luta conheci amigos, companheiros que hoje já não estão mais aqui, que ofereceram sua vida com coragem e pureza, irrepreensíveis e incorruptíveis...
Um entusiasmo intenso
Hoje, devo afirmar que ter conhecido os amigos de CL me enche de entusiasmo, um entusiasmo mais intenso a cada dia porque hoje, como ontem, encontro companheiros dispostos a empenhar-se totalmente com coragem por amor ao homem.
Esse é o significado do meu encontro com CL: o encontro com amigos que têm a coragem de afirmar Cristo como acontecimento que liberta e salva o homem. O encontro com amigos e com pessoas que se empenham na formação do homem para a sua verdadeira libertação. Encontro com homens e mulheres que se elevam superando diferenças e distâncias e, com eles, vou continuar a minha luta... para que o mundo compreenda que, se há um caminho de autêntica revolução e reivindicação, esse caminho é Cristo. E vou continuar com eles até a última batida do meu coração, sabendo que estarei sempre unido com esses amigos, independente de qualquer limite.
Credits /
© Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón