Vai para os conteúdos

Passos N.56, Novembro 2004

50 anos de CL / Encontros

No caminho da fé
a verdadeira justiça

por Juvenal Ñique Rios

Intelectual de relevo no Peru. Nos ombros, uma vida de luta contra as opressões sofridas pelo povo sul americano, ao lado de Che Guevara. Em 1996, o encontro com o Movimento. “Amigos que têm a coragem de afirmar Cristo como acontecimento que liberta o homem”

Em maio de 1996, disse que o meu encontro com o movimento Comunhão e Libertação foi um acontecimento que me havia enchido de entusiasmo. E um entusiasmo determinado pela correspondência entre o sentido das minhas grandes aspirações, dos meus grandes desejos e o significado que o Movimento representa para o homem, de modo particular para os jovens que, hoje como sempre, precisam de uma luz que os ajude a encontrar a estrada para a afirmação dos seus nobres ideais. Uma estrada na qual o homem não só escute e grite o ideal, mas esteja em condições de vivê-lo passo após passo com seriedade e verdade.

O nível do ideal
Urge, no homem, uma necessidade de elevar-se no nível do ideal, de senti-lo e vivê-lo, que é uma coisa muito diferente de fazer uso dele. Digo deste modo porque, hoje, isto é o que menos interessa à grande parte dos homens: para muitos políticos e intelectuais, para muitos homens comuns, o ideal é algo que somente é colocado em cena nas reuniões parlamentares ou escolares, enquanto no agir cotidiano é esquecido, traído, desprezado.
O que significa, hoje, o meu encontro com CL? Ele continua e continuará marcado por esse entusiasmo originário. Um entusiasmo cada dia mais vivo. O meu encontro com CL tocou não somente a minha vida espiritual, mas toda a minha vida. A minha vida, posso afirmá-lo, foi e será uma vida de luta contra qualquer forma de injustiça. Desde cedo, quando era adolescente, comecei uma luta que não tem fim. A opressão, a injustiça contra os mais pobres e as desigualdades que penetram a fundo no meu povo são cada vez maiores. Muitos jovens foram prisioneiros políticos, amando e sofrendo por um ideal de justiça e liberdade. Nessa luta conheci amigos, companheiros que hoje já não estão mais aqui, que ofereceram sua vida com coragem e pureza, irrepreensíveis e incorruptíveis...

Um entusiasmo intenso
Hoje, devo afirmar que ter conhecido os amigos de CL me enche de entusiasmo, um entusiasmo mais intenso a cada dia porque hoje, como ontem, encontro companheiros dispostos a empenhar-se totalmente com coragem por amor ao homem.
Esse é o significado do meu encontro com CL: o encontro com amigos que têm a coragem de afirmar Cristo como acontecimento que liberta e salva o homem. O encontro com amigos e com pessoas que se empenham na formação do homem para a sua verdadeira libertação. Encontro com homens e mulheres que se elevam superando diferenças e distâncias e, com eles, vou continuar a minha luta... para que o mundo compreenda que, se há um caminho de autêntica revolução e reivindicação, esse caminho é Cristo. E vou continuar com eles até a última batida do meu coração, sabendo que estarei sempre unido com esses amigos, independente de qualquer limite.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página