No dia 26 de outubro de 2017, Papa Francico na Sala Paulo VI, no Vaticano, fala em vídeoconferência com os cientistas que se encontram na Estação Espacial Internacional, a 400 km de distância da Terra.
Ao longo da conversa, o Pontífice entra em diálogo com os astronautas através de perguntas e respostas. Em uma pergunta, o Papa falou da beleza do "amor" como força que move o universo: "É verdade o que o senhor afirma. Nesta Sala da qual estou a falar convosco, encontra-se — como podeis ver — uma tapeçaria artística inspirada no célebre verso com o qual Dante conclui a Divina Comédia: «O amor que move o sol e as outras estrelas» (Paraíso, XXXIII, 145). Peço-vos: que sentido há para vós, que sois todos engenheiros e astronautas, como explicou muito bem, chamar “amor” à força que move o universo?".
Após essa pergunta, o cientísta russo Segey Ryazanskiy responde fazendo referência a um livro que está lendo, "O pequeno príncipe" de Saint-Exupéry. Refere-se à história explicando que ele dá - ou daria - a própria vida para voltar e salvar plantas e animais na terra. E, para ele, essencialmente, o amor é aquela força que te dá a capacidade de doar a tua vida a outro alguém.
Assista ao vídeo completo, com legenda em português.
Credits /
© Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón