O tão esperado decreto das virtudes heróicas da Serva de Deus NHá Chica foi concedido hoje pelo Papa Bento XVI. Era aguardado desde 2007, na época da visita do papa e da canonização de Santo Antônio Galvão. Ela agora pode ser chamada de Venerável Nhá Chica! Este é o passo mais importante de uma causa de canonização, onde a Igreja reconhece que ela viveu as virtudes cristãs em grau heróico, amando a Cristo sobre todas as coisas, e portanto pode ser colocada em nossos altares, como exemplo para toda a Igreja! Peçamos a sua intercessão!
Graças a esse importantíssimo decreto, só falta agora a aprovação de um milagre para que ela possa ser beatificada. E este passo também está próximo de ocorrer, pois um milagre está sendo analisado pela Congregação para as Causas dos Santos. Veja texto extraído do site oficial de Nhá Chica:
"A cura aceita pela Comissão de Médicos do Vaticano, que deu início ao processo de Beatificação de Nhá Chica, refere-se a uma professora aposentada de Caxambu (MG), que pediu a intercessão da leiga e teve resolvido – sem necessitar de cirurgia - um problema congênito muito grave no coração.
O fato se deu em 1995 e, desde então, a aposentada faz exames regulares comprovando que o problema jamais voltou.
A graça alcançada pela professora Ana Lúcia Meirelles Leite, 63 anos, moradora de Caxambu, foi aceita pelo Vaticano, que analisa o pedido de beatificação da Serva de Deus de Baependi. Ana Lúcia descobriu que tinha um defeito congênito no coração quando foi submetida a exames médicos, logo após uma isquemia, em julho de 1995. Na véspera da cirurgia, a professora foi acometida de uma febre muito alta, que a impediu de realizar a operação, que foi marcada para uma nova data. Qual não foi a surpresa do médico ao constatar que já não existia mais o problema? A abertura no coração havia fechado, sem necessidade de cirurgia.
Médicos de Baependi, Pouso Alegre, Belo Horizonte e São Paulo deram testemunho de que a medicina não explicava o acontecido, que não havia possibilidade de cura sem a cirurgia".
Veja a biografia de NHá Chica
Credits /
© Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón