O papa Bento 16 nomeou dom Giovanni d'Aniello para o cargo de núncio apostólico no Brasil, ou seja, o representante diplomático da Santa Sé no país.
D'Aniello, arcebispo da cidade de Pesto (no sul da Itália, no Estado de Campanha), era até então núncio apostólico na Tailândia e no Camboja e delegado apostólico no Laos e em Mianmar, cargos que ocupava há menos de dois anos.
Diferente do cargo de núncio, o delegado apostólico não possui privilégios diplomáticos e é designado para representar a Igreja Católica em Estados com os quais o Vaticano não tem relações diplomáticas.
O sacerdote, de 57 anos, também já foi núncio na República Democrática do Congo e começou sua carreira como padre na diocese de Aversa, na Itália, local onde nasceu.
O novo núncio apostólico vai substituir dom Lorenzo Baldisseri, que foi nomeado secretário para a Congregação para os Bispos, no Vaticano.
Baldisseri escreveu uma nota em que agradece ao povo brasileiro, e em especial, aos bispos do Brasil por sua acolhida. "Ao concluir minha missão de Núncio Apostólico no Brasil, confio a estas linhas as expressões dos meus sentimentos de gratidão a todo o episcopado, ao clero e aos fiéis que me acompanharam durante estes nove anos aqui transcorridos, e por me terem facilitado o cumprimento do meu mandato", disse.
(Folha de São Paulo)
Credits /
© Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón