Seis empreendedores sociais da América Latina foram certificados hoje pela Fundação Schwab durante o Fórum Econômico Mundial, entre eles a psicóloga Gisela Solymos, diretora-geral do Cren, que promove a recuperação e a educação nutricional de crianças e adolescentes com desnutrição, sobrepeso e obesidade, eleita Empreendedora Social 2011, em parceria com a Folha.
Os empreendedores sociais da América Central, Brasil, Chile, México e Venezuela passam a integrar a Rede de Empreendedores Sociais de Destaque, que reúne 214 líderes sociais -16 brasileiros-de 55 países. Eles receberam a homenagem de Hilde Schwab, presidente e co-fundadora da Fundação Schwab para o Empreendedorismo Social, na presença do presidente Felipe Calderón, do México; do presidente Désiré Bouterse, do Suriname, e do primeiro-ministro Mariano Rajoy Brey, da Espanha.
"Os empreendedores sociais são a força motriz por trás das inovações que melhorem a qualidade de vida dos indivíduos ao redor do mundo", afirmou Mirjam Schöning, diretora-executiva da Fundação Schwab.
"O foco principal de empreendedores sociais é fazer uma mudança específica em uma área --como o acesso à educação ou à habitação a preços acessíveis. Mas, ao fazê-lo, suas soluções inovadoras, escaláveis, criam um impacto social ainda maior, e eles realmente se tornam parceiros na transformação de governos e empresas."
"Nos últimos anos, temos descoberto alguns surpreendentes inovadores sociais que passaram a se tornar modelos importantes. Este ano queremos destacar, entre os vencedores da próxima geração de indivíduos que estão melhorando o mundo, os shapers globais, indivíduos com idades entre 20 e 30 que têm demonstrado cedo potencial para a liderança global. Em Davos, 40% dos shapers globais se consideram empreendedores sociais", disse Klaus Schwab, mentor dos fóruns e co-fundador da Fundação Schwab.
Para Gisela, o fórum está sendo uma oportunidade para os empreendedores sociais deixarem de focar apenas nos problemas sociais para pensarem num modelo articulado de real transformação. "Estou no fim de um processo tentando resolver um problema que não deveria existir", disse. Ela e outros 24 empreendedores sociais participaram ontem do Encontro Latino-Americando de Empreendedores Sociais, que faz parte da premiação de ser eleita Empreendedora Social 2011. "É um encontro muito inteligente, impactante, bem preparado, com reflexões inteligentes, com um nível de discussão muito avançado."
(Folha de São Paulo - 23/04/2012)
Credits /
© Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón