Contagem/MG - Resolução de conflitos e cultura da paz para orientar as escolhas futuras dos jovens. No dia 02/06 (sábado) Jovens do Mérito Juvenil Contagem participaram de um jogo amistoso na APAC Santa Luzia. Evento foi para contribuir na formação dos jovens, para a construção de seu futuro e possibilitar o envolvimento direto da sociedade na ressocialização dos condenados à privação de liberdade, colaborando na promoção da dignidade humana no cumprimento da pena de reclusão.
Esta foi uma Iniciativa da Fundação AVSI, como parte de sua atuação em apoio aos direitos humanos e em atividades de redução e prevenção da violência, por meio dos Projetos do IEDDH (Instrumento Europeu para Promoção da Democracia e Direitos Humanos) - Além dos Muros, e da UNODC – Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes em parceria com o Mérito Juvenil Brasil.
Os jovens do Mérito Juvenil foram recebidos pelos próprios recuperandos (detentos do sistema prisional) e encaminhados a adentrar no sistema semi aberto onde Marcelo Moutinho – Gerente Administrativo da APAC Santa Luzia e demais recuperandos os aguardavam. Foi feita breve contextualização sobre a atividade proposta, apresentação do cronograma do dia e na sequência o grupo seguiu para visitação onde foram apresentadas as dependências do espaço referido. Em seguida, puderam conhecer o espaço de regime fechado e os demais recuperandos.
No auditório do espaço fechado foi composta uma mesa com o desembargador e coordenador do Programa Novos Rumos (TJMG) - Joaquim Alves, o diretor da Fundação AVSI –Gianfranco Commodaro, a Vice-Presidente da APAC Santa Luzia - Lauriene Ayres, o gerente de projetos do Minas pela Paz – Eneas Melo e o Gerente Administrativo da APAC Santa Luzia - Marcelo Moutinho que pronunciaram sobre o sentido do evento, a importância da presença de todos e os resultados esperados.
Os recuperandos fizeram apresentação musical, dissertação/depoimentos sobre suas histórias de vida e exibição de vídeo do sistema prisional comum para que se pudesse conhecer a diferença entre o sistema APAC e um sistema comum.
O jogo aconteceu logo após as atividades do auditório no campo de futebol da instituição. Os times se reuniram no campo, uniformizados e com muita energia. O Desembargador Joaquim Alves deu o “chute” inicial para começar a partida! Tivemos dois jogos, onde o resultado foi 5 a 4 no 1º jogo vencendo o time da casa e 1 a 0 no 2º jogo vencendo o time do Mérito. O placar total consagrou aos dois times a vitória e assim os capitães dos times receberam os troféus que configuraram esta ação onde “todos ganharam”.
(Blog do Mérito Juvenil e Fundação AVSI)
Credits /
© Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón