Uma das maiores manifestações católica do mundo, o Círio de Nazaré, começou suas atividades religiosas oficialmente na última quinta-feira, dia 23 de agosto. A Missa do Mandato (como é conhecida a celebração eucarística de envio dos missionários da Festa Mariana) será presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Teodoro Mendes, às 20 horas, na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA). O momento inicia às peregrinações das imagens de Nossa Senhora de Nazaré nos lares católicos paraenses. A tradição tem como um dos objetivos, melhorar a preparação espiritual dos devotos para o Círio.
As imagens de Nossa Senhora que percorrerão os bairros paraenses serão abençoadas durante a missa. Segundo o Diretor de Evangelização da Festa de Nazaré, Carlos Sérgio Fernandes, o momento representa o envio solene dos dirigentes à missão de peregrinar e pregar a Palavra do Senhor. “Cada representante sai da celebração com um ardor missionário que é de extrema importância para a função evangelizadora a qual cada um é designado. É um incentivo do crescimento da fé no verdadeiro sentido da Festa do Círio”, avalia o Diretor.
A diretoria do Círio de Nazaré estima que este ano cerca de três mil fiéis, representando às 73 paróquias pertencentes à Arquidiocese de Belém, participem do evento. De acordo com pesquisa realizada pela Diretoria da Festa de Nazaré em conjunto com o Departamento de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos do Pará (Dieese/PA), serão confeccionadas 5,5 mil imagens da Virgem de Nazaré, que serão entregues junto com os Livros das Peregrinações e Cartazes do Círio 2012. Os itens farão parte dos kits de evangelização que serão utilizados nas romarias nos lares dos católicos.
Segundo a estimativa da Diretoria da Festa e do Dieese, a imagem da representação da Mãe de Jesus deve visitar cerca de 110 mil lares paraenses, até o Círio (celebrado no segundo domingo de outubro). Segundo o departamento, cada imagem visita em torno de 20 residências, o que gera uma participação estimada em cerca de 1,7 milhão de fiéis.
Credits /
© Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón