Vai para os conteúdos

NOTÍCIAS

Círio de Nazaré terá o maior percurso e será o mais caro da história

09/10/2012 - Zenit

BELÉM DO PARÁ - Os números do Círio foram apresentados nesta semana, na Cúria Metropolitana de Belém, durante coletiva realizada pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Diretoria do Círio de Nazaré e Arquidiocese de Belém. Segundo os dados, a soma dos percursos das onze procissões que compõe esta edição da festa mariana é de 130 quilômetros e 40 metros, diferente do ano passado, com 130 quilômetros e 11 metros, ambos realizados em média, respectivamente, em 40 e 39 horas. Com relação aos custos do “Natal dos Paraenses”, este ano o valor será de R$ 2.646.500, mais caro que no ano passado: R$ 2.496.000.

“Desde agosto o Círio está espalhando a Palavra de Deus e fecundando a vida das pessoas”, afirmou o Arcebispo de Belém, Dom Alberto, ao se referir aos números das peregrinações de Nossa Senhora de Nazaré. Segundo as informações do Dieese, este ano, desde agosto, foram visitadas 110 mil residências, totalizando mais de 1,7 milhões de famílias evangelizadas pela “Rainha da Amazônia”.

Para esse momento de preparação para a festa do Círio, foram impressos 90 mil livros de peregrinação, totalizando cerca de 71,5 milhões de orações Ave-marias e 1,35 milhões de Pai Nossos rezados desde a Missa do Mandato (como é conhecida a celebração eucarística de envio dos missionários do Círio), realizada este ano no dia 23 de agosto.

O número das cidades paraenses que realizam o Círio aumentou. Este ano o município de Canaã dos Carajás, no sudeste paraense, também fará suas homenagens a mãe de Jesus. “Essa será a 19ª cidade do estado a realizar a festa mariana que já é feita em 10 estados da federação”, lembrou o diretor técnico do Dieese do Pará, Roberto Sena.

Participaram da coletiva o Diretor de Evangelização, Carlos Sérgio, o Diretor Secretário, Beto Souza, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, o diretor de Procissões, Carlos Augusto Nobre, e o diretor técnico do Dieese do Pará, Roberto Sena.

(Agência Zenit)

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página