Na tarde desta terça-feira, dia 19, tiveram início as obras em Guaratiba, bairro da Zona Oeste do Rio, onde serão realizados alguns dos Atos Centrais da Jornada – Vigília e Missa de Envio. Para marcar o momento, houve uma cerimônia de bênção das atividades no local conduzida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta às 15:30h.
No último domingo, dia 10, Dom Orani visitou o local, batizado de “Campus Fidei”, que significa “Campo da Fé”, e teve a oportunidade de motivar a comunidade da Paróquia São Pedro Apóstolo, que fica inserida na área onde acontecerão as atividades, em Guaratiba.
No próximo dia 27, um dia antes do fim do pontificado de Bento XVI, Dom Orani viajará para Roma, onde agradecerá ao Sumo Pontífice pelo seu trabalho a frente da Igreja, e pela escolha da cidade do Rio de Janeiro como sede da próxima JMJ. O padre Marcos Vinícius, da Paróquia São Pedro Apóstolo na região de Guaratiba, onde está localizado o Campus Fidei acompanhou a visita e revelou que o arcebispo está muito animado e que a paróquia aguarda com expectativa as melhorias para o local.
“O planejamento está sendo cumprido e as obras devem começar na próxima semana. A terraplanagem vai ajudar a deixar o espaço firme e plano. A ideia é também facilitar a visibilidade dos peregrinos”, explicou. O padre Marcos ressaltou que a Jornada já está movimentando a comunidade, que espera crescer em espiritualidade e em infraestrutura. “Temos certeza que tudo que já está acontecendo traz ânimo para a área paroquial e que as obras vão trazer ânimo para toda a Guaratiba. Esperamos que o bairro possa também ganhar investimentos em asfalto, melhorias nas ruas, iluminação enfim, fazer de Guaratiba um bairro mais urbanizado”, disse.
O sacerdote também ressaltou que o local está aberto a todos que quiserem conhecer o espaço que receberá os peregrinos e o Papa na JMJ Rio2013. (SP)
Fonte: Notícia publicada no site Rádio Vaticano de 20/02/2013
Credits /
© Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón