Vai para os conteúdos

NOTÍCIAS

Vigília de Pentecostes reúne Movimentos em Roma

16/05/2013 - Rádio Vaticana

O próximo Domingo de Pentecostes começa... no Sábado... com uma grande Vigília na Praça de São Pedro

No sábado, 18 de maio, no contexto do Ano da Fé, às seis horas da tarde, na Praça de São Pedro, o Papa Francisco presidirá à Vigília de Pentecostes dedicada a todos os movimentos, com a peregrinação ao Túmulo de Pedro e a invocação ao Espírito Santo. Com efeito, de 18 a 19 de Maio, em Roma, as Células Paroquiais de Evangelização irão em peregrinação ao Túmulo do Apóstolo Pedro, sob o tema "Eu creio, mas, aumenta a nossa fé". Conforme um comunicado da Ação Católica, trata-se de uma iniciativa no âmbito do Ano da Fé e por uma proposta pelo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização. No Domingo 19 de Maio às 10h00, na Praça de São Pedro, o Papa Francisco presidirá a Missa com os Movimentos Eclesiais na solenidade de Pentecostes. No final da solene cerimônia, o Bispo de Roma rezará com os fiéis a antífona mariana do Regina Coeli.
Durante os próximos dias muitas são as atividades na Santa Sé e um pouco por todo o mundo católico. Destacamos aqui alguns desses eventos:
- De 15 a 16 de maio, o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, realizará uma visita à cidade italiana de Milão, à qual foi convidado pelo seu Arcebispo, o cardeal Angelo Scola. Esta histórica visita representará o momento central das iniciativas da Diocese Ambrosiana para comemorar os 1700 anos do Edito de Milão, e o início da liberdade religiosa no Ocidente. A este respeito, deve-se notar que esta visita tinha sido inicialmente agendada para os dias 20 e 21 do passado mês de março. Mas teve de ser adiada na sequência da demissão do ministério petrino de Bento XVI e da convocação do Conclave.
- Na quinta-feira 16 de maio, no Salão Sistino da Biblioteca Vaticana, será apresentado o volume "A Biblioteca Vaticana entre Reforma Católica, aumento coleções e novo edifício (1535-1590)", de Massimo Ceresa.
- De 16 a 20 de maio celebra-se na Alemanha a 99ª edição do Katholikentag, ou seja, o encontro anual dos católicos alemães.
- Na sexta-feira, 17 de maio, no Braço de Carlo Magno, na Praça de São Pedro, será inaugurada a exposição intitulada "Argentina – o gaúcho, tradição, arte e fé". Pela primeira vez na Cidade do Vaticano e na Itália será apresentado o grande patrimônio artístico que caracterizou e caracteriza a história e as tradições do povo argentino.
- Nesse mesmo dia (17), também às seis da tarde, na Espanha, na Catedral de Santiago de Compostela, o Cardeal Secretário de Estado Tarcisio Bertone, conferirá a ordenação episcopal a Dom José Rodríguez Carballo, OFM, Arcebispo titular de Belcastro, novo Secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.
- De 18 a 19 de maio em Bogotá, na Colômbia, celebrar-se-á o Fórum Ecumênico para a Paz neste país, organizado pela Conferência Episcopal da Colômbia. Trata-se de um evento que contará com a participação de cerca de 500 pessoas, e com o qual se dará início à Semana de oração pela unidade dos cristãos no País, de 19 a 26 de Maio. O objetivo do evento é enviar uma mensagem forte ao Governo nacional, mas também aos guerrilheiros das FARC e outros grupos ativos, fazendo-lhes chegar o desejo de paz que anima a todo o povo colombiano.
- De 18 a 23 de maio o Cardeal Kurt Koch, Presidente do Pontifício Conselho para a Unidade entre os Cristãos realizará uma visita a Riga, na Letônia.
- Na segunda-feira 20 de maio, os Bispos italianos da Região da Sicília realizarão a sua visitaad Limina Apostolorum.
- Nesse mesmo dia (20), o Conselho Pontifício para a Cultura celebrará o seu 31° aniversário de existência, por ter sido instituído em 20 de Maio de 1982 pelo Beato Papa João Paulo II, a fim de "promover as relações entre a Santa Sé e o mundo da cultura.

Fonte: Rádio Vaticana, 15 de maio de 2013.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página