Vai para os conteúdos

Passos N.106, Julho 2009

RUBRICA

A História

Encontros metropolitanos

Hora de pico. A estação está lotada. Eliana desce correndo as escadas, exatamente a tempo de subir no trem quando as portas já estão se fechando. “Menos mal. Se eu o perdesse, chegaria atrasada à caritativa!”. Espremida dentro do vagão, procura manter a “posição” perto da saída; mas, aos poucos, é obrigada a se afastar, até que encontra um espaço na frente dos bancos. Agarrada ao suporte para não ser empurrada, pensa no dia que teve, nos seus amigos; depois, o olhar, primeiro perdido no vazio da janela, abaixa-se sobre a moça sentada diante dela, concentrada na leitura. Basta um segundo para que ela reconheça a capa cor de laranja: é o texto dos Exercícios da Fraternidade: “Olha! Alguém do Movimento. Vou perguntar como se chama, talvez tenhamos amigos em comum...”, pensa consigo. Mas, as palavras permanecem cerradas na garganta. Porém, os pensamentos continuam, como se alguém insistisse para que ela tomasse iniciativa: “Talvez deva falar... mas não consigo. Haverá outra oportunidade. Se pelo menos ela levantasse a cabeça, poderíamos nos olhar...”.

Naquele momento, o lugar ao lado da moça fica vago. Eliana fica indecisa, faltam apenas duas estações. Depois, se senta. E, de repente, lhe diz: “Sabe, eu também estive em Rimini”. A moça levanta os olhos, sorri e, com sotaque estrangeiro, responde: “Este livreto é muito bonito! Comprei a revista na universidade. Gostaria de conhecer essas pessoas”. O trem está parando, Eliana percebe que tem apenas alguns instantes: “Eu também gostaria de lhe conhecer. Porém, preciso descer. Este é o número do meu celular e o meu e-mail. Se quiser, dê-me o seu”. Uma troca de papéis quando as portas já estão para fechar. O trem parte. Eliana para na plataforma e o vê entrar no túnel.

Alguns dias depois, na caixa de e-mail, chega uma mensagem: “Cara Eliana, sou a moça que você conheceu no trem. Lendo o livreto dos Exercícios, intuí que tinha algo especial nas mãos. Pedi ao Senhor para conhecer melhor essa ‘nova maneira de olhar a realidade’ e, à noite, você falou comigo! Olhei o site de CL e vi que existem muitos livros. Qual você me sugere ler primeiro? E, depois, queria conhecer as pessoas... Um abraço e até breve. Aracely”.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página