Vai para os conteúdos

Passos N.105, Junho 2009

LITERATURA - O LIVRO DO MÊS

Fraco e traidor, mas com uma fé certa

por Julián de la Morena*

Era um mau sacerdote e sabia disso. Queria fugir, porém, era escravo do seu povo. Um padre era considerado um traidor da República. E qualquer um que o protegesse tornava-se traidor como ele. Assim descreve Graham Greene a situação do protagonista de O Poder e a Glória.
Este romance – o mais lido no século XX, em língua inglesa – é fruto de uma viagem que o escritor fez às terras de Tabasco para conhecer a perseguição religiosa que teve lugar nos anos vinte, no México. O poder desencadeou um grande ódio contra a Igreja, achando que as pessoas esqueceriam rapidamente que, há pouco tempo, ali havia uma. Por esse motivo, não deixou em pé nenhum templo católico em toda a região central do Golfo do México.

Neste contexto, o livro descreve as peripécias e os dramas do único sacerdote católico presente no Estado que continua a exercer seu ministério, clandestinamente. Tinha um corte na testa, a polícia o procurava para fuzilá-lo. Carregava consigo as cicatrizes do tempo: os sapatos rotos denunciavam um passado diferente, enquanto as rugas no rosto sugeriam uma esperança e um temor em relação ao futuro. Não era nem herói nem santo, vivia como fugitivo, cheio de medos, com a consciência de ser um pecador, com o remorso de ter uma filha, que reconhecia como mais importante de todo o continente e, embora debilitado pela bebida, dizia zombeteiramente que com um pouco de conhaque era capaz de desafiar o demônio.
A coisa mais comovente do romance, e também a mais interessante para este momento histórico, é como para o protagonista, a fé é uma certeza que não se deixa determinar pelas misérias. Na narração, nem mesmo o povo se escandaliza com a fraqueza do padre, ao contrário, dá muita importância à vida eterna que nasce de novo por meio de cada sacramento, por meio de cada homem que torna Cristo presente.
A uma mulher que lhe propõe renunciar à fé, nosso homem responde: “É impossível, não posso. Eu sou um sacerdote e isso está fora de meu controle”.

Sem dúvida, a leitura deste livro oferece uma proposta de esperança para aqueles que se lamentam pela maneira como as ideologias estão marginalizando e perseguindo a Igreja com novos métodos e novas leis. Por outro lado, mostra como a vitória de Cristo é mais forte que as ideologias, mesmo quando é testemunhada por homens fracos. Do mesmo modo, nossas traições e nossos limites não podem impedir que a força de Cristo ressuscitado mude nossa vida e a dos outros, enchendo-os de esperança, como Teresa de Lisieux escreveu em uma carta, alguns dias antes de morrer: “Alguém poderia pensar que tenho esta confiança porque não fui uma pecadora. Torne conhecido, minha mãe, que sempre teria a mesma confiança mesmo que tivesse cometido todos os crimes possíveis. Estou convencida de que tal multidão de ofensas não seria mais que uma gota de água na chama ardente de um braseiro”.

* Sacerdote da Fraternidade de missionário São Carlos Borromeu

SERVIÇO
Graham Greene
O Poder
e a Glória

Ed. Best Seller
São Paulo, 2008

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página