Vai para os conteúdos

Passos N.105, Junho 2009

ANTECIPAÇÃO - MEETING DE RÍMINI

O conhecimento é sempre um acontecimento

pela redação

O caminho para a edição 30 do Meeting de Rímini (que começa dia 23 de agosto) teve início com uma apresentação em grande estilo em Paris.
E, em seguida, algumas cidades brasileiras promoveram o evento. Trinta anos de diálogo e de cultura em todos os campos


O Meeting faz trinta anos. Trinta anos de encontros, de eventos, de espectáculos a nível nacional e internacional, que deixaram sempre uma marca. Mas que foram, sobretudo o testemunho de que o cristianismo é uma vida sempre em movimento e que vai ao encontro de todos aqueles que têm a felicidade do homem no coração.
Entretanto, até o início da edição de 2009 que ocorrerá de 23 a 29 de agosto, na Itália, o Meeting celebra suas três décadas com uma série de apresentações internacionais. O primeiro evento foi em Paris, na sede da Unesco, no dia 5 de maio. Estavam presentes o importante antropólogo Yves Coppens, o jornalista John Waters e Dom Francesco Follo, o observador permanente da Santa Sé junto à Unesco.
No Brasil, o giro pelo país começou na quinta-feira 21/05 pelo Rio de Janeiro. Realizado no Mosteiro de São Bento, o evento atraiu cinquenta pessoas e despertou o interesse da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), cujo presidente, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, colocou a entidade à disposição para participar do evento, mesmo sem conhecê-lo anteriormente – gesto que foi repetido, em seguida, pelo presidente da Academia Brasileira de Filosofia (ABF), João Ricardo Moderno.
Na sexta-feira 22/05, em São Paulo, o gesto reuniu oitenta pessoas, a maioria do meio acadêmico, e na ocasião o ex-ministro e embaixador do Brasil Rubens Ricupero, que participou do Meeting quando era secretario geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio de Desenvolvimento (Unctad), falou da experiência que fez em Rímini e afirmou ser grato por ter vivenciado o encontro na Itália.
A última apresentação no Brasil foi na segunda-feira 25/05, em Salvador. Reuniu aproximadamente cem pessoas, entre elas os cônsules de Portugal, João Sabido, da Holanda, Hans Leusen, da Itália, Giovani Pisano, e da Bolívia, Glicério Lemos (cônsul honorário), o reitor da Universidade Estadual da Bahia, Florisvaldo Valentin, e o Arcebispo da capital baiana, Dom Geraldo Majella. Nesta ocasião, a socióloga Lareyne Almeida deu o seguinte depoimento: “Em 2004, assisti a um encontro de política internacional com os então ministros de Relações Exteriores da Itália, de Israel e da Palestina. Tinha ocorrido a Guerra do Iraque, e o espectro do terrorismo (desde o ataque às Torres Gêmeas, em 2001) estava muito presente. Lembro que senti um impacto cultural mesmo, para nós, brasileiros, são muito mais próximos de nós temas como pobreza, corrupção e violência. E aquele encontro a que estava presenciando era único, é sabido o quão é difícil o diálogo entre Israel e Palestina. Senti-me testemunha da História”

Programação 2009. Esta trigésima edição, com o título “O conhecimento é sempre um acontecimento”, já tem no seu calendário encontros e personagens importantes. Damos aqui alguns exemplos. Sobre o tema “Acontecimento e Conhecimento” vão intervir o arcebispo de Madri, o cardeal Antonio Rouco Valera, o padre Julián Carrón e o filósofo Carmine di Martino. No âmbito científico, dois prêmios Nobel, John Mather e Charles Townes, juntamente com Yves Coppens, vão falar sobre o tema: “O acontecimento da descoberta científica”, enquanto que Owen Gingerich, professor emérito de Astronomia e de História da
Ciência em Harvard, fará apresentação da exposição sobre Galileu. Sobre “Direitos Humanos e Experiência Elementar” irá intervir Mary Ann Glandon, ex-embaixadora americana junto da Santa Sé, ao lado de dois especialistas americanos: Robert George e Paolo Carozza.
Os testemunhos, que em todas as edições, “marcam” profundamente os dias do Meeting, chegam de todo o mundo: dos Estados Unidos, com Carl Anderson, Cavaleiro Supremo dos “Cavaleiros de Colombo” e Joseph T. Kassab, diretor executivo da Federação Caldeia na América; da Serra Leoa com Ernest Sesay, responsável da fundação “Family Homes Movement”; do Equador, com Amparito Espinoza, educadora em Quito; do Brasil, com Marcos e Cleuza Zerbini, responsáveis pela Associação dos Trabalhadores Sem Terra; e da Itália, com Josè Berdini, responsável pelos centros terapêuticos da PARS.
Nas sessões dos “Encontros com” teremos a oportunidade de conhecer personalidades como Oscar Giannino, Giampaolo Pansa, Joseph Weiler, Harry Wu.
O espetáculo inaugural será um grande acontecimento teatral: o Miguel Mañara de Oscar Milosz. Nos espectáculos, destacamos: Alfredo Minucci contará, através das suas canções, histórias de amor e de esperança, que floresceram no bairro Sanità de Nápoles. O concerto em homenagem ao cantor e compositor Claudio Chieffo foi confiado ao compositor americano David Horowitz.
Em Rímini, as exposições revestem-se de uma enorme importância. Este ano serão sobre Galileu, Santo Agostinho, Paraguai, o nascimento da basílica cristã, o bairro Sanità, em Nápoles… e muito mais.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página