Vai para os conteúdos

Passos N.104, Maio 2009

UNIVERSIDADE - SIMPÓSIO NO BRASIL

O gosto de se arriscar em uma aventura

pela Redação

A seguir algumas experiências de quem trabalhou no evento

Gostaria de compartilhar com todos minha enorme felicidade e satisfação em ter contribuído com o Simpósio. O mesmo também representou para mim um momento muito intenso, de profunda amizade, verdadeira entrega e felicidade! Cada momento, sobretudo nesta última semana, eu o vivi de uma forma inteira e foi maravilhoso sentir isso por parte de todos vocês. Nunca havia vivido algo igual... na verdade ainda estou assimilando melhor este momento, porque foi realmente incomparável a qualquer outro.”
Ana Keila, monitora

Eu vivi o Simpósio nos últimos tempos com todo o meu coração e energia e foi importantíssimo para mim perceber que vocês também se lançaram por inteiro nessa aventura de construir algo tão grande e significativo para nós e para tantos outros, que muitas vezes sequer conhecemos. Espero que a continuidade da amizade sincera que cresceu e se consolidou entre nós seja uma das mais belas flores dessa experiência inesquecível.”
Roberta, comissão organizadora

Amigos, poder ter participado desse evento me realizou. De fato, o que vi e senti ali, naqueles dias, era uma grande unidade em torno de uma discussão que apontava, e aponta, para as múltiplas e verdadeiras possibilidades na construção de um outro olhar frente as coisas, que nos interpela sempre, a cada segunda-feira, a uma escolha, a uma atitude. Uma forma de se confrontar com o mundo que não insista na superficialidade reinante.”
Rodrigo, comissão organizadora

Para mim, essa foi mais do que uma experiência de organizar um Simpósio, mas também foi um Encontro. Um encontro com pessoas especiais, com palavras maravilhosas, com filosofia, com psicologia, com o ser humano sem indiferença e com todos os que ajudaram que isso se concretizasse e deixasse de ser apenas um enorme desejo de que isso fosse possível um dia. Ainda estou vivendo as lembranças de cada momento com muita vitalidade e emoção. Vou cuidar para que essa vitalidade não termine nunca.”
Cláudia, monitora

O que vivo agora é uma grande gratidão a Deus, pois entendo que toda a maravilha do Simpósio ultrapassa completamente as minhas capacidades e foi, para mim, uma graça. Gratidão absoluta também a todos os que se colocaram sempre ao meu lado em um apoio e cuidado incansáveis.”
Lícia, comissão organizadora

Estava pensando que este é o sétimo evento que estou na organização e nunca, em nenhum deles, a experiência foi tão gratificante! A forma como nossa equipe trabalhou transformou o Simpósio em um gesto e não em um evento (como diria um amigo nosso de São Paulo). Costantino (nosso último convidado a partir) acaba de ir para o aeroporto, cansadíssimo, mas muito feliz com o que aconteceu por aqui. Elogiou incansavelmente a organização. Vieram elogios de todos os lados, das moças do coffee break, da equipe de filmagem, dos participantes (vários vieram me abraçar e agradecer ao final do evento - conhecidos e desconhecidos) e até de pessoas que não foram, mas já ouviram falar que foi maravilhoso! Enfim, queria dizer que passaremos os próximos 50 anos descobrindo os frutos disso que construímos e que, não tenham dúvida, não fazemos ideia da real dimensão. Fico muito feliz por termos feito a tantas pessoas (inclusive a nós) o convite a se lançar, como a gente fez, e não ser indiferentes.”
Emília, comissão organizadora

Para mim o Simpósio foi mesmo uma experiência de amizade e confiança. E é animador (ânimo para a vida mesma) pensar que essa experiência pode se dar mesmo com pessoas que eu ainda pouco conheço. Eu tenho muito pouca consciência da grandeza do momento histórico que foi esse Simpósio em termos de suas consequências, mas desde já fico grato de ter sido envolvido nisso e de me reconhecer como parte de algo que está muito além de mim mesmo. Dá muita esperança perceber ser conduzido desta forma e gosto para arriscar nesta aventura.”
Bernardo, monitor

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página