Vai para os conteúdos

Passos N.132, Novembro 2011

RUBRICAS

Acontece

por Amanda Barion

Do Banco de Alimentos ao início de uma amizade

Aconteceu no último dia 13 de setembro, na sede da Associação Educar para Vida, o 2º Encontro de Entidades Sociais, promovido pelo Banco de Alimentos São Francisco.
O evento foi marcado por um café da manhã, onde cada convidado falou sobre seu trabalho e a parceria entre a Entidade que recebe o alimento e o Banco São Francisco.
A presidente da Associação Educar para Vida, Cleuza Ramos, contou um pouco da experiência que teve no passado sobre doação de alimentos para os necessitados. Segundo ela: “Quando minha família veio do interior para São Paulo, eu tive a graça de sentir fome. Eu penso todos os dias que cada um de nós deve passar fome um dia para saber como é. Por isso que sempre ficou em mim um desejo muito forte de fazer um trabalho para doar alimento, fazer comida pra quem tem fome. Não planejamos nada. A Associação foi criada para atender uma realidade e dentro da nossa história chegamos ao Banco de Alimentos. Muitos dos meus antigos amigos não fazem mais nenhum trabalho social, eu sou praticamente a única ‘sobrevivente’. Então me questiono: é por que sou a mais bonita? A mais inteligente? Não, é porque a Associação coloca em primeiro lugar o interesse das pessoas, e é por isso que Deus me abençoa. Antes eu tinha o sonho de salvar o mundo, agora quero salvar meus 20 metros quadrados, quero dar um pedacinho da minha vida para ajudar a construir a vida do outro e é isso que todos que participam das entidades fazem também, por isso que acredito que isso não é um encontro, é um acontecimento, somos um só corpo com o mesmo coração, o mesmo desejo”.
O Deputado Marcos Zerbini, coordenador geral da Associação Educar para Vida também usou da palavra dizendo: “A coisa mais bonita de estar juntos, como a Cleuza disse, é nos darmos conta de que não estamos sozinhos nesse trabalho, que tem um monte de gente que sonha o mesmo sonho, e que vive o mesmo drama que a gente e isso nos dá um conforto muito grande. O objetivo de estar aqui hoje é conhecer um pouco mais a experiência de cada um e pensar como a gente pode continuar se ajudando”.
O Banco de Alimentos São Francisco nasceu em 2009, e trata-se de um “braço” da Associação Educar para a Vida, ou seja, pertence a essa Entidade, e se propõe a ajudar outras instituições que prestam serviços sociais através da distribuição mensal e gratuita de gêneros alimentícios, bem como o acompanhamento dessas mesmas instituições, através de visitas periódicas.
Essas visitas visam a entender o uso dos alimentos distribuídos às mesmas, mas também e principalmente, quer ser uma companhia para o caminho que se começa a percorrer juntos. Durante o café da manhã, o Irmão Gabriel, Diretor da Congregação dos Humildes Servos da Rainha do Amor, deu seu testemunho sobre essa iniciativa: “Há sete anos fundamos uma escola particular, num modelo de alto nível como o Colégio Salesiano, mas voltada para crianças da periferia, totalmente gratuita em horário integral. Hoje temos 200 crianças matriculadas. À noite temos a educação de jovens e adultos (EJA) e também oferecemos aulas do ensino fundamental para os pais das crianças. Acreditamos que só a educação pode mudar a realidade social. Vivemos unicamente de doações. Não temos nenhuma parceria com o Estado, nem com o Município. Eles dizem que nossa casa não necessita ser assistida porque há vagas na rede pública, mas não concordamos com isso, porque lutamos para ter uma escola de qualidade para nossas crianças. Hoje temos um parceiro grande que é o Banco de Alimentos que nos ajuda muito e, além de nos ajudar, nos estimula, porque sabemos como funciona a doação de alimentos. A gente sabe que aquele quilo de arroz que chega à nossa mesa envolveu uma rede de pessoas nesse trabalho de solidariedade, e isso estimula nossa vocação, notamos que não estamos sozinhos nesse mundo e que só conseguimos trabalhar porque existem outros trabalhando também. Somos apenas uma formiguinha no meio de um grande mundo, que aposta na solidariedade, aposta na ajuda para poder viver em sociedade. O alimento faz muita falta, mas algo maior é a solidariedade. Recebemos ajuda de voluntários do Movimento Comunhão e Libertação. Eles têm nos estimulado ainda mais nessa rede de solidariedade. É essa ajuda que nos estimula a viver, a investir ainda mais no próximo”.
Segundo José Douglas, Coordenador do Banco de Alimentos, atualmente o Banco atende 20 entidades, beneficiando mais de 2.300 pessoas por dia, com mais de 4.000 quilos de alimentos entregues mensalmente. O Banco é abastecido por arrecadações diárias de novos associados da Associação Educar para Vida e por várias atividades executadas no decorrer do ano, como a parceria com a Campanha Nacional de Coleta de Alimentos e também com a doação uma vez por ano de todos os associados da Entidade.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página