Vai para os conteúdos

LEITURA

Dorival Caymmi - O ícone da música popular brasileira

por Caroline Baptista
07/05/2013 - Stella Caymmi apresenta livro no qual conta a trajetória de seu avô na música popular brasileira. Em um encontro entre amigos, o resgate da história da Rádio e o passo inicial das comemorações pelo centenário do compositor

Na história da música popular brasileira, o período que vai de 1930 a 1950 ficou conhecido como a Era do Rádio. Ao longo dessas duas décadas, o rádio se consolidou como plataforma principal para o lançamento de músicas e a popularidade de cantores e compositores. A trajetória de um dos maiores protagonista dessa época está contada no livro “O que é que a baiana tem? Dorival Caymmi na era do rádio”.
O lançamento deste livro ocorreu na noite de terça-feira 30 de abril. O evento foi realizado na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, Zona Sul do Rio. Se estivesse vivo, Dorival estaria completando no dia, 99 anos. Foram cerca de 100 pessoas reunidas num pequeno auditório, muitas com seus livros já nas mãos, atentas a tudo que era dito.
Marco inicial das comemorações pelo centenário do compositor, o lançamento do livro foi acompanhado de um bate-papo com a participação da autora, Stella Caymmi, do músico Danilo Caymmi e dos jornalistas Sergio Cabral e Tárik de Souza.
Neta e biógrafa de Dorival Caymmi, a jornalista Stella Caymmi escreveu o livro a partir de mais de 70 entrevistas com o avô, complementadas com pesquisas em seu arquivo pessoal e no arquivo do próprio compositor. Muitas das longas conversas, segundo Stella, ocorreram pouco antes da morte de Caymmi, em 2008. “A ideia foi fazer uma seleção crítica de temas importantes e centrais a partir dos depoimentos de Caymmi, sobretudo os que acarretaram tensões e dificuldades em sua carreira”, disse a jornalista, autora também de uma extensa biografia do avô, Caymmi - O Mar e o Tempo.
Imortalizada na voz de Carmen Miranda, a canção O que é que a baiana tem?, a qual dá título ao livro, é o eixo da narrativa que mostra como se deu o sucesso do baiano Dorival Caymmi a partir de sua chegada ao Rio de Janeiro, em 1938. A música foi composta para o filme Banana da Terra e foi sucesso no carnaval de 1939.
Stella conta que Carmen Miranda ao tomar conhecimento de “O que é que baiana tem?” ligou de São Paulo para seu avô, querendo gravar a música. A autora complementa: “Os dois gravaram em dueto, coisa rara na época. Muitos compositores faziam músicas para a Carmen, mas Caymmi foi o primeiro a ser convidado a cantar com ela em uma gravação. Ele começou com o pé-direito”.
O clima do evento foi bem descontraído. Durante quase uma hora, a conversa arrancou risadas do público ao falarem da vida e experiências que tiveram com Dorival Caymmi. “Caymmi já veio penteado da Bahia”, brincou Tárik de Souza. “Ele já trouxe uma música juntando tantos os postais da Bahia como uma música elaborada. Não é uma música do folclore. Ele conseguiu ser o transmissor da música do povo. Ele junta a música tradicional brasileira e a música moderna”.
Seu filho Danilo Caymmi considerava seu pai um gênio: “A música do Caymmi é uma coisa que você ouve e parece que ele descobriu o óbvio”. E repetiu a frase ouvida muitas vezes do músico: “Meu sonho é fazer uma ciranda cirandinha que se perca no meio do povo”. E complementa: “E então, ele faz uma música que parece que já nasceu existente”.
Já o jornalista Sérgio Cabral, relembra a parceria de Dorival Caymmi com Carlos Guinle: “Essa parceria rendeu algumas músicas importantes. Músicas urbanas cariocas, não baianas”. Lembra também, que o amigo dos dois, Sérgio Porto, costumava dizer que a parceria era da seguinte maneira: “Caymmi fazia a letra e a música, e Carlos Guinle estava com o Whisky”.
“O que é que a baiana tem? Que é que a baiana tem? Tem torço de seda, tem! Tem brincos de ouro, tem! Corrente de ouro, tem! Tem pano-da-Costa, tem! Tem bata rendada, tem! Pulseira de ouro, tem!” – E foi ao som de O que é que baiana tem?,, cantada e interpretada por Stella na companhia de seu tio Danilo Caymmi, acompanhada do violão do músico Christiano Sauer, que o lançamento do livro chegou ao fim. Em seguida, enquanto se aguardava para receber o autógrafo da autora, foi servido um coquetel e distribuídas fitinhas do Senhor de Bonfim por uma típica baiana, com saia e bata rendada, pulseiras e turbante na cabeça.

SERVIÇO:
Título: O que é que baiana tem? Dorival Caymmi na era do rádio
Autor: Stella Caymmi
Editora: Civilização Brasileira
Ano: 2013
R$ 39,90

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página