Vai para os conteúdos

OS FATOS

A possibilidade de um caminho verdadeiramente humano

por Julián Carrón
27/02/2012 - Saudação final do Padre Julián Carrón, presidente da Fraternidade de CL, ao Cardeal Angelo Scola, ao final da missa pelo aniversário da morte de Dom Giussani. Catedral de Milão, 22 de fevereiro de 2012
Padre Carrón lê a sua saudação ao Cardeal Scola<br> (foto de Pino Franchino).
Padre Carrón lê a sua saudação ao Cardeal Scola
(foto de Pino Franchino).

Eminência Reverendíssima,

Permita-me, em nome de todos os amigos reunidos na Catedral na memória do 7º aniversário do dies natalis de Dom Giussani e do 30º aniversário do reconhecimento pontifício da Fraternidade de Comunhão e Libertação, agradecer-lhe de coração por nos ter confortado e iluminado com a Sua presença e o Seu ensinamento.
É a primeira vez que, como pastor da Arquidiocese ambrosiana, Vossa Eminência preside e compartilha conosco este gesto em que, participando do sacrifício de Cristo, oferecemos a nossa vida agradecidos ao Senhor pela dádiva de Dom Giussani, a quem Vossa Eminência, assim como cada um de nós, está intimamente ligado e de quem Vossa Eminência recordou, por ocasião do ingresso na Diocese, o gênio educativo.
A razão profunda desta gratidão está no fato, e falo a partir da minha experiência pessoal, de que Dom Giussani, enfrentando com ardor incansável e grande fascínio humano a aguda tentação, dominante hoje em dia, de uma fratura sofrida e aparentemente incurável entre fé e vida, nos abriu a possibilidade (e nela nos acompanha ainda) de viver no encontro com Cristo um caminho verdadeiramente humano. Seguindo o seu carisma, podemos verificar dia a dia a presença do Salvador como resposta àquele grito de necessidade de salvação, que – como Vossa Eminência recordou num recente discurso no Encontro “Jesus, nosso contemporâneo” – é do “coração de cada homem, de todo tempo e lugar, por mais confusa que possa ser a sua incidência ao longo da história da vida”.
Na mensagem dirigida ao Encontro, Bento XVI lembrou-nos que “Jesus entrou para sempre na história humana e continua a viver nela, com a Sua beleza e poder, naquele corpo frágil e sempre necessitado de purificação, mas também infinitamente repleto do amor divino, que é a Igreja”. Não desejamos outra coisa além de viver com a Igreja e pela Igreja, e servir com tudo o que somos e segundo as nossas possibilidades, em filial obediência a Vossa Eminência, a esta Igreja ambrosiana na qual o carisma de Dom Giussani floresceu a ponto de produzir frutos copiosos em todos os continentes. Particularmente, asseguramos-lhe a nossa proximidade e a nossa total disponibilidade na iminência da Celebração do VII Encontro Mundial das Famílias, que será abençoado pela visita do Santo Padre que vem a Milão, como peregrino, para confirmar a nossa fé.

Por último, consinta-me, Eminência, tornar público nesta circunstância festiva que, através do postulador, lhe apresentei o pedido de abertura da causa de beatificação e canonização de Monsenhor Luigi Giussani.
Que Nossa Senhora – “fonte vivaz de esperança” – nos ajude, em cada dia, a sermos dignos das promessas de Cristo e da imensa graça que, no carisma de Dom Giussani, recebemos e continuamos a receber.

Obrigado, Eminência.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página