Vai para os conteúdos

OS FATOS

Um diálogo sobre “Na origem da pretensão cristã”

por Marina Massimi
02/05/2012 - Mesa redonda no Colégio Marista de Ribeirão Preto evidenciou aspectos inovadores da contribuição do livro de Dom Giussani e pontos de convergência entre carismas
Professora Marina Massimi no lançamento do livro
Professora Marina Massimi no lançamento do livro

No dia 25 de abril no anfiteatro do Colégio Marista de Ribeirão Preto, foi realizada uma mesa redonda em ocasião do lançamento da terceira edição brasileira do livro Na origem da pretensão cristã de L. Giussani, coordenada pelo jornalista Vinicius Rocha e pelo Diretor Educacional do Colégio Prof. Rodrigo Borghetti; com a participação de: Prof. Roberto Gamiero Diretor Geral do Colégio Marista de Ribeirão Preto, Prof. Dr. Sérgio César da Fonseca docente do Departamento de Pedagogia da USP de Ribeirão Preto; Prof. Dr. Pe. Antonio Elcio de Souza Reitor da Filosofia do Seminário Maria Imaculada da Arquidiocese de Ribeirão Preto; Dr. Marco Montrasi Responsável Nacional do Movimento Comunhão e Libertação no Brasil e a apresentação de solistas o tenor Patrick Paiva e a soprano Julia Baileiro alunos da Escola de Música da USP de Ribeirão Preto.

Cada um dos expositores evidenciou aspectos inovadores da contribuição do livro de dom Giussani, a partir de uma leitura séria, cuidadosa e pessoal do texto. O Prof. Gamiero apresentou sua leitura do livro na perspectiva da relação entre o carisma de Luigi Giussani e o de Marcelino Champagnat, fundador dos Maristas, apontando a existência de muitos pontos de convergência entre os dois carismas, ambos profundamente envolvidos na missão de atualizar a proposta cristã num caminho educativo, em contextos históricos desafiadores e complexos.

O Professor Sérgio C. da Fonseca focou a posição inovadora e aberta ao diálogo de dom Giussani diante das diversas religiões e vivências religiosas; a definição do cristianismo como acontecimento histórico transmitido pela memória dos testemunhos; a relação entre fé e razão que perpassa o texto inteiro; um uso amplo da razão constituindo-se em método pedagógico de aproximação seja do cristianismo seja das demais religiões.

O Prof. Antonio Elcio de Souza enfatizou a contribuição de dom Giussani em propor um cristianismo baseado na experiência do encontro com Cristo e com a comunidade cristã iniciando um percurso que, ao mesmo tempo em que responde à pergunta: ‘quem é Cristo?’ leva à descoberta do valor da pessoa humana numa abordagem que ao atualizar o cristianismo para os nossos tempos, é plenamente conforme a tradição da Igreja.

Marco Montrasi testemunhou o seu encontro pessoal com Padre Giussani e com o Movimento de Comunhão e Libertação caracterizando-o como a descoberta de uma promessa para a vida inteira, descoberta iniciada em sua juventude quando o encontrou no ambiente universitário e que continua hoje em sua vida de adulto e profissional; afirmou também que esta descoberta reacontece sempre dentro de relacionamentos onde o olhar de Cristo ao humano se atualiza no aqui e agora da vida.

Os comentários dos espectadores ressaltaram a rica contribuição das leituras e dos diálogos acerca do livro proporcionados pela mesa redonda, assinalando a interdisciplinaridade e ao mesmo tempo a complementaridade dos enfoques: pois “parecia que um ajudava a responder e esclarecer apontamentos do outro”.

Evidenciou-se assim o fato de que a obra de dom Giussani tem “a capacidade de comunicar o humano” levando a sério toda a busca humana “sem precisar negar nada, esquecer nada”.

O evento foi noticiado pela imprensa (inclusive a Nacional Rede Vida) e os mais importantes jornais da cidade como o Diário de Ribeirão Preto; a Tribuna; a Gazeta de Ribeirão Preto; Ribeirão Preto On-line; o portal da Revista Revide.

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página