Vai para os conteúdos

OS FATOS

Colabore com o vídeo sobre os 60 anos do Movimento

por Roberto Fontolan
28/02/2014 - De 1954 até hoje, um documentário para redescobrir a vida de Comunhão e Libertação. Para todos existe a possibilidade de enviar um vídeo com a sua contribuição. De muitos lugares, um mosaico de rostos, histórias e palavras
Dom Giussani em um encontro de 1954.
Dom Giussani em um encontro de 1954.

Uma viagem percorrendo 60 anos. A partir de 1954, ou seja, desde quando Dom Giussani começou a dialogar com o coração e a razão dos alunos do Colégio Berchet, em Milão, aquela "coisa" que ele mesmo chamou Movimento, nunca parou, nunca deixou de caminhar, de conhecer novos mundos, de se corrigir, de abrir-se ao encontro com qualquer pessoa. Que tipo de realidade é esta que desde 1969 tomou o nome de Comunhão e Libertação? Hoje, o que significa, para mim e para você, pertencer a esta história?

Como você explicaria a um colega de trabalho ou um colega de escola sobre sua escolha de aderir ao Movimento? E por que você participa da Escola de Comunidade? O que acontece na sua vida quando você reza ou participa de um gesto de caridade? Contar o grande e extraordinário espetáculo de sua vida diária, com suas luzes e suas sombras, sua alegria e seu drama: esta é a proposta que estamos fazemos ao convidar a todos (de forma individual, com amigos, com a família, em grupo) a dar uma contribuição para o documentário sobre os 60 anos do nosso Movimento, que ocorrerá em 2014.

Dez anos atrás, um outro filme, transmitido pela TV Italiana Rai, falou de alguns trechos da história e da presença do Movimento, no contexto excepcional de duas entrevistas, uma com Dom Giussani e outra com o então Cardeal Ratzinger. Agora queremos propor uma viagem ao mundo contemporâneo, neste tempo que nos separa da morte de Dom Giussani, ocorrida em 2005: rostos, experiências, histórias, palavras, eventos que preenchem a nossa existência de todos os dias, nossa normalidade cotidiana de pessoas que continuam a desejar a vida do Movimento e participar dele. Como documentar isso, se não pelo imediatismo, pela vivacidade, pela transparência de um eu que conta de si aos outros? Daí a ideia de lhes propor a participação neste trabalho comum com seu vídeo como parte de um mosaico que queremos que seja extenso e cheio de cor: Itália, é claro, mas, em seguida, Nigéria, Brasil, Nova Zelândia, Irlanda, Cazaquistão, Estados Unidos, Filipinas, Rússia, Venezuela e assim por diante, englobando os muitos países onde há alguém que se define como membro de CL (até mesmo no Suriname), por ocasião de um jantar, uma viagem, uma dificuldade, uma iniciativa no próprio ambiente de trabalho ou estudo, levando as crianças para a escola, na realidade que vive.

Muitas vozes, muitos lugares, muitas cores, a beleza variada da experiência, das inúmeras experiências com que é tecido este "tempo da pessoa". As histórias pessoais serão os elementos fundamentais do vídeo “CL - 60” – outros aspectos serão tratados diretamente pela equipe editorial do projeto – e é o motivo pelo qual o convite é aberto a todos, por isso façam sua tentativa e incentivem seus amigos a fazer o mesmo. O trabalho pode ser individual, familiar ou de grupo.

É possível começar a participar imediatamente por qualquer meio (câmera, ipad, smartphone, usando webcams e Skype).

Para ver algumas regras simples a serem seguidas e a modalidade de envio (até 31 de março - prazo final), visite o site www.video60.clonline.org ou escreva para secretarianacional@cl.org.br.

Outras notícias

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página