Vai para os conteúdos

OS FATOS

Desejo de infinito

13/05/2014 - Três dias de Exercícios espirituais que ajudaram os jovens a se colocarem em movimento para alcançar Aquele que já nos alcançou
O grupo que se reuniu em São Roque.
O grupo que se reuniu em São Roque.

Os Exercícios Espirituais dos Universitários e dos Jovens Trabalhadores ocorreram em São Roque (SP), nos dias 2 a 4 de maio e reuniu 60 jovens. Já na noite de introdução, padre Inácio nos provocou: Sentimos a mesma saudade de Cristo como João e Pedro que corriam para alcançá-lo? Este foi o tema dos nossos exercícios.

No dia seguinte, acordamos com o coração mais aberto, carregando um grande desejo de identificar na nossa companhia os olhos de Cristo, dispostos a seguir a todas as indicações dadas, inclusive a do silêncio e poder dizer que até mesmo diante de toda a dor “Soló me hace falta que estés aqui com tus ojos claros’’, como cantamos na música Razón de vivir.

“Estou empenhada com a vida? Em todos os seus aspectos?”. O que significa estar empenhado com a vida? Como posso viver empenhado? Na noite de sábado tivemos dois testemunhos que nos ajudaram um pouco nisso. Nossos amigos Alexandre André e Rafael Marcoccia, contaram sobre as suas experiências no Movimento, desde o tempo de universitários, que os ajudou a entender o que os despertava e levar a sério a vida como vocação. Essa mesma noite termina com a canção italiana Luntane, cchiù luntane que nos encantou pela beleza do seu desejo: "Mas pra Ti, só pra Ti, sai da minha alma no meio desse céu e desse mar, um canto que não posso conter."

No domingo, Bracco nos introduziu à Assembleia com o seguinte questionamento: Também o que aconteceu com João e Pedro aconteceu na minha vida? Nós temos com quem correr? Um dos testemunhos dos nossos amigos, falava sobre a saudade que parecia grande demais e que não era visto como algo tão bom. Fomos ajudados e surpreendidos mais uma vez, pois quanto a esse anseio, depois de termos encontrado o infinito, a nossa saudade só aumenta. Cristo nos fez com esse abismo de desejo, e isso que nos potencializa! É esse desejo que parece tão grande que nos move.

O desafio não é fácil. Cristo nos responde com mais perguntas, mas o olhar d’Ele renova toda a nossa humanidade. Fomos convidados a viver a beleza e o silêncio que vivemos durante os Exercícios e a encantarmo-nos com Cristo diante daquilo que nos foi dado: a realidade do trabalho, da universidade e da família. Convidados a nos educar como companhia e nos ajudar a olhar no fundo dos olhos, assim como Ele faz, e sentir o nosso coração vibrar.

Corremos juntos!

Juliana e Catarina, São Paulo (SP)

Outras notícias

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página