Vai para os conteúdos

OS FATOS

O desejo de celebrar uma amizade

por Carlos Augusto Faria
14/10/2014 - Um evento pelos 30 anos de CL no Rio de Janeiro, de 17 a 19 de outubro

A ideia do “Rio Encontros” surgiu há cerca de um ano, quando nós – Carlos, Rosângela, Walter e Adriana –, quatro amigos de longa data, começamos a conversar sobre os 30 anos da presença do Movimento Comunhão e Libertação no Rio de Janeiro, nascendo daí o desejo de comemorar a data com um evento público.

O objetivo de tal evento é o manifestar a beleza do encontro feito, que nos plasmou em todos esses anos em meio aos acontecimentos normais da vida. Uma amizade que dure por 30 anos já é um grande sinal, um milagre, e só é possível no seguimento do caminho que o Movimento nos propôs e nos propõe. Da verificação disso, nasce uma gratidão enorme por ver a vocação, a vida profissional e pessoal terem um gosto incomparável, já que cheios de sentido, uma vez que são sempre uma provocação do Senhor, que não se cansa de nos alcançar através das circunstâncias para nos fazer caminhar para Ele.

Queremos, com o “Rio Encontros”, não reviver um passado ou recordar com saudade coisas que não existem mais; muito pelo contrário, queremos manifestar esta Presença que nos encontrou e que incide hoje, de um modo diferente, mas que continua intenso, que nos permitiu encontrar cem vezes mais amigos, pais, mães, filhos, sentido para a vida, junto com perseguições, lutas, batalhas e sofrimentos.

O evento ocorrerá entre os dias 17 e 19 de outubro.

A programação começa no dia 17/10 com uma missa comemorativa em Copacabana, que contará com a presença de D. Filppo Santoro e padre Giuliano Renzi, os sacerdotes que trouxeram o movimento para o Rio de Janeiro em 1985, após solicitação do então Arcebispo da cidade a Dom Giussani.

No dia 18/10, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, haverá a apresentação da mostra do meeting de Rímini “O Bem de todos: os afrescos do Bom Governo do Palácio Público de Siena”, seguida de um diálogo com políticos sobre o bem comum. Além disso, teremos momentos de apresentação de música brasileira erudita e popular, apresentação do vídeo “Vidas Extraordinárias” sobre Dom Giussani e de fotos. No dia 18/10, acontecerá também a Jornada de Outubro, a apresentação do trabalho feito por Julián Carrón na Jornada de Início de Ano na Itália, com transmissão para várias cidades do Brasil.

No dia 19 de outubro, novamente em Copacabana, haverá a missa de encerramento e um momento de confraternização, com almoço, premiação do concurso de poesias com tema “Um grito lançado ao infinito” e um sarau de músicas que tenham como tema o caminho da vida, feito pelos universitários.

Para ver a programação completa e maiores informações, clique aqui.

Outras notícias

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página