Vai para os conteúdos

OS FATOS

O que continua a fazer florescer a vida

18/02/2016 - Estão sendo realizadas celebrações em todo o mundo pelo aniversário da morte do fundador de CL e o reconhecimento da Fraternidade. Não uma mera lembrança, mas a ocasião de nos darmos conta "da graça que nos aconteceu"
Dom Luigi Giussani.
Dom Luigi Giussani.

"Uma gratidão que não se pode conter" diante da graça "que nos aconteceu". Padre Julián Carrón começou assim sua homilia, segunda-feira 15 de fevereiro, na Basílica dos Santos Doze Apóstolos, em Roma, por ocasião do aniversário da morte de Dom Giussani e do reconhecimento da Fraternidade de CL: "O que pode acontecer na vida quando alguém deixa entrar aquele novidade que entrou na história e se deixa levar por ela... Nós vimos e tocamos com as mãos o que é alguém que se deixa definir totalmente por essa presença, pelo Senhor".

Nos meses de fevereiro e março o evento das celebrações por Dom Giussani e pelo reconhecimento da Fraternidade reunirá as comunidades de CL em todo o mundo. E já começou, como ocorreu em Roma, com a missa celebrada por padre Julián Carrón, mas também em Moscou, por exemplo, onde Dom Paolo Pezzi celebrou a missa no dia 11 de fevereiro. No dia 13, Dom Adelio Dell'Oro, Bispo de Karaganda, recordou o fundador de CL na estepe cazaque. E depois foi a vez de Nova York, no domingo, 14 de fevereiro, com o Cardeal Timothy Dolan. Mesma data de Praga, com o Cardeal Dominik Duka.

Em Milão, a "pátria" de Dom Giussani e do movimento, a missa foi realizada na Catedral (Duomo) pelo Cardeal Angelo Scola. E, em seguida, São Paulo, Madri, Londres, Filadélfia, Nairóbi, Pretoria, Palermo ... A longa lista está no site de Comunhão e Libertação, dezenas datas diferentes, a maioria próximo do 22 de fevereiro, o dia em que Dom Giussani morreu, em 2005.

"Sessenta anos depois, o carisma original não perdeu o seu frescor e vitalidade", disse o Papa Francisco à Comunhão e Libertação lembrando o fundador do Movimento durante a Audiência do dia 7 de março de 2015: "Mantende aceso o fogo da memória daquele primeiro encontro e sede livres! Assim, centrados em Cristo e no Evangelho, vós podeis ser braços, mãos, pés, mente e coração de uma Igreja em saída".

Foi isso que Carrón também reiterou em Roma: "É aquilo ao que Dom Giussani nos introduziu, Cristo presente, que continua a fazer florescer a vida".

> Veja, aqui, o elenco com local e data das missas no Brasil.

Outras notícias

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página