"Uma gratidão que não se pode conter" diante da graça "que nos aconteceu". Padre Julián Carrón começou assim sua homilia, segunda-feira 15 de fevereiro, na Basílica dos Santos Doze Apóstolos, em Roma, por ocasião do aniversário da morte de Dom Giussani e do reconhecimento da Fraternidade de CL: "O que pode acontecer na vida quando alguém deixa entrar aquele novidade que entrou na história e se deixa levar por ela... Nós vimos e tocamos com as mãos o que é alguém que se deixa definir totalmente por essa presença, pelo Senhor".
Nos meses de fevereiro e março o evento das celebrações por Dom Giussani e pelo reconhecimento da Fraternidade reunirá as comunidades de CL em todo o mundo. E já começou, como ocorreu em Roma, com a missa celebrada por padre Julián Carrón, mas também em Moscou, por exemplo, onde Dom Paolo Pezzi celebrou a missa no dia 11 de fevereiro. No dia 13, Dom Adelio Dell'Oro, Bispo de Karaganda, recordou o fundador de CL na estepe cazaque. E depois foi a vez de Nova York, no domingo, 14 de fevereiro, com o Cardeal Timothy Dolan. Mesma data de Praga, com o Cardeal Dominik Duka.
Em Milão, a "pátria" de Dom Giussani e do movimento, a missa foi realizada na Catedral (Duomo) pelo Cardeal Angelo Scola. E, em seguida, São Paulo, Madri, Londres, Filadélfia, Nairóbi, Pretoria, Palermo ... A longa lista está no site de Comunhão e Libertação, dezenas datas diferentes, a maioria próximo do 22 de fevereiro, o dia em que Dom Giussani morreu, em 2005.
"Sessenta anos depois, o carisma original não perdeu o seu frescor e vitalidade", disse o Papa Francisco à Comunhão e Libertação lembrando o fundador do Movimento durante a Audiência do dia 7 de março de 2015: "Mantende aceso o fogo da memória daquele primeiro encontro e sede livres! Assim, centrados em Cristo e no Evangelho, vós podeis ser braços, mãos, pés, mente e coração de uma Igreja em saída".
Foi isso que Carrón também reiterou em Roma: "É aquilo ao que Dom Giussani nos introduziu, Cristo presente, que continua a fazer florescer a vida".
> Veja, aqui, o elenco com local e data das missas no Brasil.
Credits /
© Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón