No dia 07 de agosto às 18 horas, em Ribeirão Preto (no Espaço de Cultura e Extensão da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), houve uma bela palestra de Claudio Pastro com lançamento dos dois últimos livros: “Imagens do Invisível” (Editora Loyola, 2013), que reúne trabalhos de 2000 a 2012 em todo o país, e “Aparecida” (Editora Santuário, 2013), sobre o trabalho no Santuário nacional.
O gesto foi marcado por um clima de profunda continuidade com os grandes acontecimentos da Jornada Mundial da Juventude: foi uma das “surpresas de Deus” neste período. A participação grande e atenta do publico que lotou o local do evento; o testemunho de Claudio; suas palavras repletas de comoção e gratidão ao apresentar o itinerário e os aspectos essenciais de seu trabalho artístico dentro da história da arte sacra; as imagens de suas obras propostas através de um percurso visual que atravessava as principais etapas de seu trabalho de artista sacro: tudo isto evidenciou algo que Claudio dizia em sua palestra, o fato de que o artista sacro tem a grande missão de tocar a todos os homens levando-os ao encontro com Deus. Trata-se de uma missão que brota no silêncio, na vivência da liturgia, na escuta humilde da Palavra de Deus. Para muitos dos presentes, foi a novidade de um anuncio: Deus é a Beleza, a Verdade, o Amor.
O testemunho de Claudio foi também um chamado a cada um de nós, para que em nossos ambientes de vida e trabalho possamos ser também sinais desta Presença, possamos também ser sinais visíveis da Presença invisível.
Credits /
© Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón