Vai para os conteúdos

ARTE

Conhecendo o mundo da “animação”

por Caroline Baptista
12/03/2013 - Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio exibe mostra criada pelo maior centro de arte da Europa. São mais de 100 obras, explorando a história, cultura e futuro da animação

Está em cartaz no CCBB do Rio, até o dia 7 de abril, a exposição “MOVIE-SE – No Tempo da Animação”. A mostra planejada pela curadoria do Barbican Centre de Londres, considerado o maior centro de arte da Europa, exibe mais de 100 obras, explorando a história, cultura e futuro da animação.

A maioria do conteúdo da exposição consiste em curtas-metragens ou trechos de longas-metragens, exibidos por datas shows em lonas, ou telões, dando a impressão que se está numa sala de cinema, ou até mesmo dentro do filme. Na frente dos telões foram espalhados sofás e também pequenas cabines acústicas, algumas equipadas com fones de ouvidos, para que o público assista às animações da maneira mais confortável possível.

As obras se dividem nas seguintes seções: Parições, Super-humanos, Personagens, Fábulas e Fragmentos, Estruturas e Visões. Conforme o tema vai mudando as decorações das instalações também, ajudando a trazer o mundo da ficção para o espaço físico do espectador.

Com certeza, a mostra agrada um público que vai de crianças a adultos. As crianças vibram com os desenhos do Mickey, Pato Donald e muitos adultos recordam sua infância. Outros ícones apresentados são “Betty Boop”, “Toy Story”, “Os Simpsons”, heróis japoneses de anime, entre outros.

No meio de tantas curiosidades, a exposição conta também com trabalhos interativos, onde todos independentes da idade podem se divertir. O CCBB Educativo programou diversas atividades integradas como contação de história, visita mediada para crianças a partir de 3 anos, laboratórios, musicando e bisbilhoteca. Todas são atividades gratuitas.

Em geral, a animação vai sendo mostrada como elemento distinto e altamente influente na cultura global contemporânea, além das suas linguagens, personagens marcantes e evolução. A visita à mostra pode ser feita de terça a domingo, das 9 da manhã às 9 da noite. A entrada é franca.

Outras notícias

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página