Vai para os conteúdos

ARTE

A Beleza na música de Bach

por Cezar dos Reis
20/03/2012 - "A Paixão Segundo São Matheus" um dos pontos culminantes da obra do compositor é sugestão de música para a Quaresma

Já que estamos em período de Quaresma, reconhecendo a importância que a música sacra tem na história ocidental, vamos escolher nessa trajetória um nome: Johann Sebastian Bach, nascido em Eisenach, Alemanha, em 1685 e falecido em Leipzig em 1750. Ele produziu um conjunto extenso de obras compostas para vários instrumentos de sua época, e boa parte se adaptou muito bem a instrumentos atuais como, por exemplo, o piano e violão, que não existiam ainda em seu tempo.

Porém, consideremos o nosso período quaresmal e vamos olhar para o lado sacro de sua produção, fixando-se numa única sugestão para audição e apreciação. Sugiro a Paixão Segundo São Matheus, obra longa, mas que os ouvintes principiantes podem escolher alguns trechos, conforme sua disposição, pois algumas partes chamarão atenção pela sua beleza, seja na harmonia vocal do coral, ou por algumas linhas melódicas extremamente expressivas e cativantes. De início os diálogos cantados não vão exercer uma atração musical. Sua importância crescerá à medida que o ouvinte for compreendendo que os arranjos compostos em cada trecho geram o clima perfeito para cada situação narrada sobre a paixão de Jesus Cristo.

Para um envolvimento e compreensão mais abrangente, sugiro uma audição coletiva, em que alguém preparado possa guiar os ouvintes a um melhor aprofundamento tanto musical quando religioso da obra. De qualquer forma jamais alguém se arrependerá dessa audição. Para muitos especialistas, o ponto culminante da criação musical de J.S.Bach.

Existem muitas gravações dessa obra em CD. Tem quem prefira as gravações em DVD. De qualquer forma, se puder encontrar a gravação da orquestra Concertgbouw, de Amsterdã, é fantástico. Também a interpretação dirigida por Karl Richtter é histórica pela beleza e competência do trabalho.

Agora, no caso da curiosidade em conhecer a pessoa de J.S.Bach e sua relação com sociedade da época, sugiro um filme, na verdade uma minisérie que está gravada em DVD duplo, e existe à venda por preço baixo (!) na Livraria Cultura. O filme é ótimo, por ser fiel às situações sociais da época, não fantasioso e nem romanciado. Não é documentário, mas filme mesmo. É uma produção húngara, com atores húngaros, falado em alemão, portanto, diferente das produções norte-americanas que já conhecemos. Aqui foi lançado com o nome "Johann Sebastian Bach - O Mestre da Música".

Para quem quiser ouvir o coro de abertura da "Paixão Segundo São Matheus" de Bach, aí vai o link do YouTube:

http://youtu.be/nuBeByQQUo8

O concerto completo está no link:

http://youtu.be/YUNdQ_GW9Tw

  • Página:
  • left-all
  • left
  • 6
  • 7
 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página