Vai para os conteúdos

ARTE

OSESP divulga temporada 2012

02/02/2012 - Programação prevê 35 semanas de concertos e 124 apresentações

Programação variada e de alta qualidade na temporada 2012 é o que promete a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). O tema do ano é Música em Tempos de Guerra e Paz que vai apresentar não apenas um acervo de peças com esse interesse específico, mas valer-se delas para ressaltar a percepção de que toda a música está vinculada ao mundo. “A música jamais pode ser abstraída completamente de sua circunstância, mesmo tendo força para nos tirar da realidade. Ela é também um dos modos mais expressivos de nos fazer compreender humanamente o contexto em que vivemos”, escreve o livro da temporada.
Ao todo são 35 semanas de concertos de assinatura, com 124 apresentações na Sala São Paulo, sendo que 105 compõem 15 séries sinfônicas, as 12 tradicionais, e mais três séries comemorativas do centenário de nascimento do Maestro Eliazar de Carvalho, além das quatro séries de músca de câmera e coral. Um número superior a 80 regentes e solistas estará à frente da Orquestra, dos Coros e dos conjuntos de câmara.
O ano será marcado também pela estréia da regente titular, a norte-americana Marin Alsop, que comandará 11 semanas de assinatura, fora turnê e a gravação da Sinfonia no. 4, de Prokofiev. Também inicia seu trabalho como regente associado da Osesp o maestro Celso Antunes, enquanto Yan Pascal Tortelier torna-se regente convidado de honra para o biênio 2012-2013.
As estréias musicais incluem: cinco premières mundiais e pelo menos uma sul-americana. O ano marca ainda a primeira encomenda internacional da Osesp, feita em parceria com a Los Angeles Philharmonc Orchestra e com a City of Birmingham Synphony Orchestra, ao compositor mexicano Enrico Chapela. A obra Magnetar: Concerto para Violoncelo Elétrico e Orquestra terá sua primeira execução sul-americana nos dias 5, 6 e 7 de julho. Outro destaque está reservado para o último programa do ano, agendado para 13,14 e 15 de dezembro: A Suíte Chico Buarque, em arranjo para orquestra de Luiz Claudio Ramos.
Ciclos
Na temporada 2012, a Osesp apresenta quatro miniciclos de obras aos assinantes. Assim o público poderá acompanhar três sinfonias de Leonard Bernstein; cinco concertos para piano e orquestra de Mozart e ainda as sinfonias de Brahms e quatro sinfonias de Dmitri Shostakovich. Mais informações sobre a programação:

http://www.osesp.art.br/portal/concertoseingressos/temporada.aspx?contexto=programacaoosesp2012&osesp=1&mes=0&ano=2012

Outras notícias

  • Página:
  • left-all
  • left
  • 6
  • 7
 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página