Vai para os conteúdos

ARTE

Centro Cultural Banco do Brasil abre mostra impressionista

21/08/2012 - Exposição inédita na América Latina traz obras de Monet, Renoir, Cézanne e Van Gogh vindos do Museu d’Orsay, de Paris, um dos mais visitados do mundo
O Tocador de Pífaro, de Edouard Manet (1832-1883)
O Tocador de Pífaro, de Edouard Manet (1832-1883)

Os apreciadores de arte ganharam uma oportunidade única a partir deste mês. Foi inaugurada no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, a exposição “Impressionismo: Paris e a Modernidade, Obras Primas do Acervo do Museu d’Orsay de Paris, França”. São 85 obras de artistas renomados como Monet, Renoir, Cézanne, Van Gogh que a maioria das pessoas conhece apenas através dos livros.

Todo o prédio do Centro abriga a mostra; o quarto andar, inclusive, que servia de escritório aos funcionários, foi inteiramente desocupado para recebê-la. O Museu d’Orsay é um dos mais visitados do mundo, e a mostra de seu acervo impressionista é inédita na América Latina.

Participam da exibição todos os trabalhos do museu parisiense, que abriu para o público em 1986 e contém um dos maiores acervos impressionistas do mundo. A exposição tem seis módulos divididos entre artistas que trabalharam no campo ou na cidade. “Paris: a cidade moderna”, “A vida urbana e seus arredores” e “Paris é uma festa” trazem imagens de óperas, bailes, da vida burguesa e das transformações urbanas da virada do século 19. Já em “Fugir da cidade”, “Convite à viagem” e “A vida silenciosa”, é a vida pacata do mundo rural que ganha as telas.

A mostra, que reflete a história da pintura ocidental no período que compreende a segunda metade do século XIX e início do século XX, apresenta as obras de Camille Pissaro, Claude Monet, Edgar Degas, Edouard Manet, Henri Toulosse-Lautrec, Paul Cézanne, Paul Gauguin, Pierre-Auguste Renoir e Vincent Van Gogh, entre outros mestres.

Estão presentes obras primas como “La Salle de Danse à Arles” e “Quarto à Arles”, de Vincent Van Gogh; “O Tocador de Pífaro” (foto) de Edouard Manet; “Le bassin aux nymphéas, harmonie verte” e "Gare St. Lazare" e "Waterlily pond, green harmony" de Claude Monet.

Vindas em seis aviões em seis dias diferentes após cerca de um ano e meio de negociações com o Museu d’Orsay, as obras precisaram de uma aclimatação especial no CCBB. De São Paulo, a mostra parte para o Rio de Janeiro e depois segue para Madri, na Espanha.

Impressionismo: Paris e a Modernidade, Obras Primas do Acervo do Museu d’Orsay de Paris, França

Quando: de 4 de agosto a 7 de outubro
Horários: De terça a quinta das 10h às 22h; sextas, das 10h às 23h e nos fins de semana das 8h às 23h.
Onde: Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - (011) 3113-3651
Quanto: Entrada franca

Outras notícias

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página