Vai para os conteúdos

ARTE

Dedos de anjo, piano com alma

por Cezar dos Reis (*)
22/11/2012 - Apresentação recente de Clara Sverner na Sala São Paulo deu origem ao CD ao vivo "Ravel+Debussy" interpretado impecavelmente pela pianista
A pianista Clara Sverner
A pianista Clara Sverner

Para não dar a impressão de que só busco as fontes do passado, ou sempre na música popular, a sugestão desta vez é o CD lançado no dia 13 de novembro à noite, no recital da pianista paulistana Clara Sverner, quando ela interpretou também ao vivo, impecavelmente como sempre, obras de Ravel e Debussy, além de algumas outras que o seu público permanentemente aprecia e aguarda.

O CD tem o título "RAVEL + DEBUSSY" compositores que Clara Sverner aprecia apaixonadamente, fato que pode ser sentido pessoalmente por cada um que esteve presente nesse concerto de lançamento, através da emoção que ela conseguiu transmitir a cada toque, a cada nota, a cada arpejo. Tudo construído não apenas com uma técnica perfeita, mas com uma dedicação integralmente dirigida para que cada nota pudesse soar carregada de beleza e emoção. E ela conseguiu. Como sempre consegue, simplesmente porque paixão pela música é algo permanente, a emoção é, portanto, sempre presente, assim como infinita é a ação da Beleza. Não digo isso apenas por ter ouvido o CD ou por já conhecer a Clara. Felizmente eu e minha esposa estávamos presentes nesse concerto de lançamento. Simplesmente gratificante.

Para quem não está habituado a ouvir música erudita, alguns trechos podem parecer incompreensíveis inicialmente. Isso se deve ao fato de Ravel e Debussy serem compositores da fase impressionista da história da música e suas obras contém elementos harmônicos, rítmicos e melódicos mais modernos, diferentes do que já se ouviu em Bach, Vivaldi, ou mesmo Mozart. Ainda assim, impossível não ser tocado e não se fascinar pelos maravilhosos efeitos sonoros que alguns arpejos provocam, principalmente quando o intérprete compreende o que o compositor queria sugerir no momento da criação da obra. É o caso de Clara Sverner.

Para os que ainda não conhecem a pianista, passo alguns dados apenas, visto que sua produção e importância artística não caberiam nem em 3 livros.

Nascida em 1936, agosto, aos 4 anos ela se fascinou pelo piano pela primeira vez quando ouviu num hotel onde passava férias com seus pais. No seu aniversário seguinte quis ganhar um piano e foi atendida. Aos 6 anos já se apresentava, aos 11 ganhou seu primeiro concurso e aos 18 era pianista solista convidada da Orquestra Sinfônica Brasileira. Sua carreira internacional sempre foi muito prestigiada e sua participação em cursos e concursos sempre lhe proporcionou os primeiros prêmios.

Não posso deixar de me referir à importância de Clara Sverner para nós brasileiros, pois através de suas pesquisas e estudos, conseguiu redescobrir Glauco Velasques, compositor que viveu apenas de 1884 a 1914 mas havia produzido obras muito significativas tendo em vista sua especial criatividade. Clara estudou e gravou obras desse compositor. Da mesma forma, ao redescobrir, estudar e gravar as composições para piano de Chiquinha Gonzaga, essa compositora passou a ser novamente lembrada, principalmente pelos muitos recitais apresentados com suas obras, incentivando a muitos e muitos estudantes de piano a dedicarem tempo de estudo em suas partituras, popularizando assim alguns estilos interpretativos já quase esquecidos.

Sua parceria com Paulo Moura, maestro e instrumentista de sopro, também foi um acontecimento nobre pois produziu performances maravilhosas além de algumas gravações como, por exemplo, quando se dedicaram a interpretar Pixinguinha.

Mais recentemente, Clara Sverner dedicou-se à preparação das sonatas de Mozart para piano, um verdadeiro desafio para qualquer instrumentista. Isso resultou na gravação de todas as sonatas de Mozart reunidas em uma caixa com cinco CDs.

O CD anterior ao que estamos sugerindo agora foi dedicado a algumas obras escolhidas de Frédéric Chopin. Além da presente sugestão, espero ter podido despertar o interesse de alguém pela nossa Clara Sverner.

A internet tem, felizmente, várias informações sobre Clara Sverner e sua obra, mas caso alguém tenha o desejo, seu site é www.clarasverner.com

Toda a maturidade alcançada pela vasta experiência e incansável dedicação de Clara Sverner, acrescentando-se sua fina sensibilidade, faz com que tenhamos para apreciar no CD "RAVEL + DEBUSSY" o resultado de uma espécie de sonho, tornado realidade, repleto de encantamento e Beleza.

CD: RAVEL + DEBUSSY
Artista: Clara Sverner
Modalidade: música erudita ao piano
Lançamento: 13/11/2012

Boa audição a todos !

(*) Cezar dos Reis é maestro e professor
cz.maestro@gmail.com

Outras notícias

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página