Vai para os conteúdos

ARTE

Parceria com a Beleza

por Cezar dos Reis (*)
08/01/2013 - A sugestão do mês é o CD Fundamental, de Fernanda Takai, do Pato Fu, com mixagem e remasterização de Andy Summers, antigo guitarrista do grupo inglês The Police
Fernanda Takai
Fernanda Takai

Para variar um pouco das influências eruditas e nostálgicas, vamos sugerir desta vez um trabalho gravado em março de 2012, de nome "Fundamental", com composições, produção, mixagem e remasterização de Andy Summers, interpretadas por Fenanda Takai. Para algumas pessoas o nome de Andy já é familiar, apesar de não brasileiro. É exatamente o ex-guitarrista do ex-grupo inglês The Police, dos mais importantes da história do rock. Fernanda Takai também é muito conhecida, não só por ser mais jovem, mas pela trajetória frutífera que desenvolve em várias áreas simultaneamente, além do sucesso alcançado em disco e palco com o grupo Pato Fu.

Neste CD parte das músicas estão em português (versão de Zélia Duncan, John Ulhoa e Fernanda Takai) e outra parte é cantada em inglês. É um CD leve de ouvir, agradável, não tem instrumental pesado, a percussão de Marcos Suzano acompanha o clima das canções, respeitando a sensação que as mensagens sugerem. A guitarra de Andy, para alguns não é novidade, mas para quem ainda não conhece, vai perceber que ele nunca usa de agressividade ou estridência, atuação muito propícia para acompanhar artistas da Bossa Nova. É evidente que a "pegada" geral nem sempre soa tão brasileira, afinal, são dois artistas de países e culturas diferentes, mas esse fato justamente traz uma cor interessante aos arranjos e em alguns momentos são bastante agradáveis de se ouvir. A quarta faixa é um claro exemplo disso, pois o som do violão soa de forma deliciosa ao se misturar com a leve percussão, colorindo-se a obra com a lapidada voz de Fernanda. A faixa 5 já é em ritmo quase de samba bossa, dançante, bem no estilo Roberto Menescal, a quem inclusive foi feito agradecimento escrito na capa do CD por sua colaboração.

Quem já conhecia a banda Pato Fu, já tem familiaridade com a interpretação da Fernanda Takai, sempre muito cuidadosa e expressiva, sem ser agressiva. Não é a toa que em 2001 a revista norte americana Time a incluiu na lista das 10 melhores cantoras do mundo. Essa mesma revista incluiu a Pato Fu entre as mais importantes bandas daquele momento no planeta. Considerando que ela é formada em Rádio e Televisão pela Universidade Federal de Minas Gerais, se dedica também a atividade de escritora, além de ser mãe e esposa, podemos ter uma ideia da vitalidade dessa artista. Ela vive desde criança em Belo Horizonte, mas nasceu em Serra do Navio, Amapá.

Já no caso de Andy Summers, seu trabalho com o Police foi tão amplamente visível ao mundo, que quase todos imaginam que ele só tenha participado dessa realidade. Mas ele também trabalhou com Eric Burdon & The Animals, aqueles que eternizaram a canção "The House of the Rising Sun" (A Cada do Sol Nascente) nos anos 60. Em seu trabalho solo, apesar de fazer som sempre calmo e equilibrado, ele é extremamente respeitado pelos críticos e demais músicos instrumentais de todo o mundo. A revista Rolling Stone o tem classificado como o 85º melhor guitarrista de todos tempos. Isso não é pouca coisa.

Levando em conta essas características dos dois artistas, é justo ficarmos curiosos para ouvir FUNDAMENTAL e conferir que tipo de obra pode ter resultado dessa mistura de talentos e experiências.
Na parte cantada em inglês, vale a pena perceber as harmonias vocais. Lembram outras coisas, mas que não se consegue identificar ao certo. Interessante mesmo.

Human Kind, a última faixa, é uma canção tão agradável que não sei se é mais convidativa a dançar romanticamente ou deixá-la de fundo para um oportuno namoro. É a sensação exata que ela me passou. O único defeito é que é uma canção de 1'43" apenas.

De qualquer forma, a Beleza presente nesse trabalho é o resultado da união entre um artista de 69 anos, sua larga experiência, e uma artista de 41 anos com sua permanente e consistente expressividade. Um inglês e uma brasileira. E foi possível! Alguém poderia prever isso?

BOA AUDIÇÃO !

(*) Cezar dos Reis é maestro e professor
cz.maestro@gmail.com

Outras notícias

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página