Vai para os conteúdos

ARTE

Imagens do Invisível

por Ana Luiza Mahlmeister
17/04/2013 - Livro do artista sacro Cláudio Pastro reúne trabalhos realizados entre 2000 a 2012 em todo o país
Cláudio Pastro na manhã de autógrafos
Cláudio Pastro na manhã de autógrafos

“O desafio último do artista é tirar do céu do espírito os seus tesouros e revesti-los de palavra, de cores, de formas, de acessibilidades. Isso é o ministério da arte sacra”. Paulo VI

Folhear “Imagens do Invisível”, último livro do artista sacro Cláudio Pastro lançado no último domingo, 14 de abril, pelas Edições Loyola, é um privilégio. Podemos acompanhar as fotos dos trabalhos realizados entre 2000 e 2012 em igrejas de todo o país e do exterior: espaços sagrados pensados para acolher “o Invisível”, convite ao silêncio e à oração. Ali a arquitetura, as imagens iconográficas e o espaço da liturgia estão em perfeita união. “O espaço/imagem é indicativo da presença do Invisível nesse local, extensão do espírito que aí habita. No Cristianismo faz referência ao Mistério da Encarnação”, define Cláudio, logo no início do livro.

Ao longo das páginas fotos de igrejas, capelas, presbitérios, salas capitulares e painéis de hospitais e colégios são iluminadas pelas figuras finamente desenhadas pelo artista nas paredes ou no azulejo. Essas imagens estão presentes tanto em pequenas capelas de congregações e mosteiros, como na Catedral da Sé e no Páteo do Collegio, marco da fundação de São Paulo. “O fascínio, o maravilhamento, o estupor que nos provocam os lugares de culto, cristãos ou não, dão-nos a verdadeira dimensão do ser humano: o homem existe entre o Céu e a Terra”, aponta Cláudio na apresentação da obra.

No livro Cláudio reflete sobre a origem das imagens, citando passagens da bíblia e reflexões pessoais. São textos breves que não querem “explicar” mas apontar o caminho da beleza: “Uma palavra sujeita-se a diferentes interpretações. Só a imagem nos coloca diante de uma presença” (São Gregório de Nissa).

Além da iconografia das igrejas, a obra mostra seu trabalho com objetos como cálice e patena, cruzes, lampadário, tabernáculos, báculos, evangeliários e medalhas, cerâmicas e esculturas. O artista é responsável pelo interior da Basílica de Aparecida, cujas imagens aparecem brevemente neste livro. A iconografia completa vai compor uma novo livro que será lançado em breve, assim como um guia do santuário.

Sobre o autor
Cláudio Pastro é o maior nome da arte sacra no Brasil. Reconhecido internacionalmente, estudou teoria e técnicas de arte na França, na Espanha, na Itália e no México. Com mais em quase 40 anos dedicados à arte integrada ao espaço e à celebração litúrgica, recebeu vários prêmios, entre eles o Missio de Arte Sacra de Aachen, na Alemanha, em 1989.
Já expôs seus trabalhos em uma dezena de países, mas a grande vitrine para sua arte são mais de 350 igrejas, capelas, mosteiros e catedrais no país e no exterior das quais é responsável por projetos arquitetônicos e pinturas, vitrais, azulejos, altares, cruzes, vasos sagrados e esculturas para presbitérios.
Atualmente dedica-se à concepção de todo o interior da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte (SP), trabalho que deve estar concluído em 2017, ano do III Centenário do encontro da imagem nas águas do rio Paraíba do Sul. O artista também será responsável pela criação e produção de todas as peças religiosas para o altar no qual o Papa Francisco celebrará a missa da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro entre 23 e 28 de julho deste ano.


O livro:
“Imagens do Invisível”
de Cláudio Pastro
Edições Loyola
Formato: 21,5 cm x 24,5 cm
512 páginas
Preço: R$ 180,00

Outras notícias

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página