Está em cartaz no Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo, até o dia 8 de junho, a mostra “Picasso e a Modernidade Espanhola”. Com curadoria de Eugenio Carmona, a exposição, composta por cerca de 90 obras, evidencia a influência de Picasso na arte moderna espanhola e os traços mais importantes e originais da sensibilidade artística que o pintor e seus contemporâneos espanhóis imprimiram ao cenário internacional das artes.
A mostra faz referência ao percurso de Picasso, co-fundador do cubismo, como artista e como mito, até chegar à realização de Guernica; à sua relação com mestres da arte moderna espanhola, como Gris, Miró, Dalí, Domínguez e Tàpies, entre outros presentes na exposição; e a suas contribuições para uma noção de modernidade voltada para o tempo presente.
Sucesso, a mostra “Picasso e a Modernidade Espanhola” já contou em sua abertura com 3.500 visitantes. O público poderá conferir pelos 4 andares do CCBB-SP, esculturas e telas do mestre cubista como “Cabeça de Mulher” (1910), “Retrato de Dora Maar” (1939) e esboços para “Guernica” (1937) – o famoso painel de 3,5 m de altura por 8 m de comprimento em que Picasso retratou as atrocidades cometidas durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).
A exposição foi organizada e realizada em colaboração com o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madrid. A entrada é franca e a visitação pode ser feita de quarta a segunda, das 9h às 21h. A partir do dia 24 de junho, a mesma será exibida no CCBB-RJ, até o dia 7 de setembro.
Serviço
Mostra "Picasso e a Modernidade Espanhola"
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.
Credits /
© Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón