Vai para os conteúdos

ARTE

“Que mundo é esse?”

por Caroline Baptista
07/08/2015 - Exposição mostra o cotidiano do povo curdo através do olhar brasileiro
Uma das fotografias da exposição.
Uma das fotografias da exposição.

Está em cartaz até o dia 24 de agosto, no parque do Jardim Botânico, zona sul do Rio, a exposição fotográfica “GloboNews que mundo é esse?”. As imagens feitas pelo jornalista Michel Coeli durante sua viagem ao Curdistão, retratam as inacreditáveis histórias sobre os curdos, o maior povo do mundo sem uma nação.

São mais de 30 milhões de pessoas vivendo hoje entre a Síria, Irã, Armênia, Turquia e Iraque que buscam sua independência e o reconhecimento de seus direitos. Terroristas, refugiados, vítimas de genocídio, guerreiros da liberdade. Cenas de violência, lutas e manifestações que levam o público a questionar: que mundo é esse?

Ao longo dos 15 dias de viagem, Michel Coeli e dois parceiros jornalistas, André Fran e Felipe UFO, testemunharam questões importantes da história dos curdos. Na Turquia, onde a viagem começou, registraram o momento em que o partido pró-curdo conquistou, pela primeira vez, o direito de ter representantes no Parlamento. De lá, os três seguiram para o Curdistão Iraquiano, onde as lentes se voltaram para as vítimas da guerra, do terrorismo e do caos na região.

Conheceram crianças, famílias e idosos que sobrevivem em dezenas de campos de refugiados. Visitaram pessoas que fogem do Estado Islâmico, da Guerra da Síria e os Yazidis, o povo mais perseguido do mundo. Além de acompanharem os Peshmerga, o exército do Curdistão, até a linha de frente da guerra contra o Estado Islâmico, atualmente uma das maiores ameaças à humanidade.

Os visitantes podem acompanhar também, aos domingos, às 23h, o programa de TV "Que Mundo É Esse?", estreado dia 26 de julho, na GloboNews. A exposição nasceu da viagem para a gravação do quadro. O projeto “GloboNews que mundo é esse?” tem o objetivo de mostrar as realidades mais polêmicas e surreais do mundo caótico em que vivemos.

Serviço
Exposição “GloboNews que mundo é esse?”
Em cartaz de 23 de julho a 24 de agosto
Horário: segundas-feiras, de 12h às 17h e de terça-feira a domingo, das 8h às 17h
Jardim Botânico – Rua Jardim Botânico, 1008 – Rio de Janeiro
Censura: Livre
Preço: R$ 9 (valor da entrada no Jardim Botânico) – crianças menores de 7 anos e adultos com mais de 60 não pagam.

Outras notícias

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página