Vai para os conteúdos

Passos N.165, Dezembro 2014

EXPERIÊNCIA/ Coleta de Alimentos

A alegria que marca a Coleta

Outros depoimentos sobre o Dia Nacional da Coleta de Alimentos, ocorrido dia 8 de novembro de 2014. No total foram arrecadados 155 toneladas de alimentos. A campanha, que aconteceu em 55 cidades de todo o país, reuniu mais de 6.000 voluntários em 14 estados brasileiros mais o Distrito Federal

“Eu não queria mais ser coordenadora de mercado, e a verdade é que todos nós queremos ser voluntários, dedicar algumas horas e nos livrarmos, inclusive eu. Mas no fim aceitei coordenar o mercado na Zona Leste e a experiência deste ano me fez entender que eu devo abrir o coração para a novidade, pois pode ser que o Senhor esteja na próxima esquina e eu não consiga vê-Lo, e se eu não permitir que Ele se manifeste, então só me resta a lamentação por não fazer a experiência. Participando da Coleta dei mais um passo. Sou muito grata por ter arriscado, por ter sido desafiada mais uma vez a dizer sim a esta companhia e por poder reconhecer que vale a pena sempre querer mais e pedir ao Senhor que se manifeste, pois pude encontrá-Lo na porta de um supermercado.
Cida, São Paulo/SP

“Ser voluntária na campanha nacional de alimentos é uma honra. Saber que recebi de meus pais, pessoas tão simples, educação, orientação e principalmente princípio de solidariedade com o próximo me dá muita honra. Em minha família, nascemos voluntários, isso traz conforto, saber, dedicação e preocupação com o próximo. Espero no próximo ano, continuar com a campanha e que muitos outros participem. Obrigada!
Maria Santos, São Francisco Saúde
Parceiro dos Amigos da Coleta em Ribeirão Preto/SP


“É incrível! A minha paixão pela Coleta só aumenta. Uma senhora, olhando nos meus olhos, disse: “Por favor, continuem fazendo isso. O mundo está precisando muito...”. Depois surgiu um jovem que disse: “Como faço para fazer parte? Eu quero ser voluntário”. Enfim, é marcante o olhar de alegria, de satisfação, de gratidão dos parceiros, voluntários e doadores por poderem ajudar. A Coleta sempre surpreende. Ela desperta em todos algo que está lá dentro e que ninguém pode arrancar, só cobrir. É um daqueles momentos da vida que mexe com a gente e faz com que nos lembremos disso. Como o olhar que vi no meu amigo Gualter ao chegar ao supermercado. Este olhar me ajudou a lembrar do que Cristo queria de mim neste dia: eu. Foi o salto que precisava para não ficar pensando no marasmo do supermercado devido à prova do Enem no mesmo dia. Aqui expandimos em tudo: número de voluntários (escoteiros, vicentinos e estagiários do Mesa Brasil) e quilos arrecadados. Fizemos a contagem com pizza, belos juízos e, por fim, cantamos Non nobis. Joanna, Aracaju/SE

“Depois de certo tempo que ali estávamos no mercado, veio chegando de mansinho um homem simples, vestindo um macacão azul e amarelo que parou ao meu lado e com um olhar terno e de cumplicidade, mostrou-se interessado e me ouvia com muita atenção. Quando terminei a minha fala ele disse: -”Eu queria muito colaborá, mas é que eu to entrando pra trabalhá, eu sou varredor, e agora eu num posso ajudá, mas eu queria muito! Como eu posso fazê?” Muito tocada expliquei a ele que ficaríamos lá o dia todo, mas ele respondeu-me: -”Tem algum lugar que eu posso levá depois? Agora no final do ano a gente ganha muita coisa, né? Então eu queria dar alguma coisa porque a gente sabe como ajuda...!” Por coincidência, ele trabalhava num outro dia na Escola Moura Lacerda, onde nossa amiga Carmen trabalha também. Na mesma hora eu disse a ele (apontando para ela), que conversasse com a Carmen, assim quem sabe, ele poderia combinar com ela e levar na escola, a doação que tanto queria! Para mim, o encontro com este homem já havia valido a pena ter estado ali ao longo daquela manhã. Fiquei agradecida a Deus por aquele encontro que muito me ensinou e que guardo até agora no meu coração.
Maria Teresa,
Ribeirão Preto/SP

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página