Vai para os conteúdos

Passos N.165, Dezembro 2014

MÚSICA/ Lançamento

Folias de Um Natal Brasileiro

por Chico Lobo

Nas folias temos a manifestação da cultura popular de cunho religioso que
comemora o nascimento do Menino Jesus. Essa tradição é retratada em CD numa linguagem atual reunindo os músicos Chico Lobo com sua viola caipira, o maestro Gilson Peranzzetta com seu piano e a percussão de Carlinhos Ferreira


Seja como violeiro que, há muito, mergulha na cultura popular tradicional; seja como católico atuante que pertence a uma experiência, a do Movimento Comunhão e Libertação, ou como artista, sempre me comovi com a beleza e a religiosidade escancarada em várias manifestações, como por exemplo: as folias de Reis.
Difícil encontrar uma experiência que consegue ir no ponto certo do verdadeiro sujeito do Natal. Que não é o Papai Noel ou a Árvore de Natal e nem a ceia farta, mas (sim) o nascimento do Menino Jesus: a profecia que se cumpre da chegada do Messias. Assim são as folias, em seus cantos e rezas! Uma religiosidade cris¬talina que grita ao mundo a chegada de Cristo, do divino que se faz humano.
Sempre cresceu em mim o desejo de poder levar a todos essa beleza. Assim, surgiu o CD Folias de Um Natal Brasileiro. O repertório deste CD é feito de composições minhas e várias folias tradicionais que adaptei. Nele, realizo o sonho de cantar de forma pura e direta o verdadeiro motivo do Natal.
A Folia de Reis é isso. Manifestação da cultura popular tradicional de cunho religioso que comemora o nascimento do Menino Deus. Grupo de cantadores que saem de casa em casa, da noite do dia 24 de dezembro até 06 de janeiro dia consagrado a Santos Reis, cantando em versos o natal, um natal brasileiro. As folias traduzem pra cultura popular a epifania, rememoram a viagem da caravana dos Reis Magos, que saíram do oriente e foram adorar em Belém o Deus Menino Onipotente!
Se as Folias têm origem ibérica elas se abrasileiraram e ganharam fortes características das regiões do Brasil, onde elas se mantêm com muita força em pleno Século XXI. Com certeza a força dessa manifestação que sempre cumpriu uma funcionalidade nas comunidades rurais e posteriormente com o êxodo rural migrou também para os centros urbanos foi uma das causas decisivas para que a nossa viola (instrumento principal da folia) chegasse até nossos tempos e fosse redescoberta. O CD Folias de Um Natal Brasileiro é uma homenagem a tantos mestres e retrata um pouco dessa prática de pureza tão cristalina.
No intuito de que o alcance fosse maior, a gravadora Kuarup, a mais brasileira de todas, decidiu pegar o CD e lançá-lo nacionalmente. Foi uma resposta de Deus ao meu coração. E como o desejo do homem é imenso, tenho ao meu lado o maestro Gilson Peranzzetta (parceiro de artistas consagrados como: Ivan Lins, Hermeto Pascoal, Simone, Edu Lobo, Fátima Guedes, Leny Andrade, Jorge Vercilo, Guinga... e tantos mais) no piano e acordeom e, Carlinhos Ferreira, meu parceiro de longa estrada nas percussões e efeitos. Ambos para se somarem à minha voz e à minha viola.
Que alegria poder cantar o verdadeiro Natal! Poder reafirmar minha fé, minha lida, minha profissão, meu canto. Experimento com isso o cêntuplo! E espero, de coração, que possam também experimentar essa beleza. Feliz Natal. Nas cordas da viola e nos cantos das folias!

 
 

Credits / © Sociedade Litterae Communionis Av. Nª Sra de Copacabana 420, Sbl 208, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
© Fraternità di Comunione e Liberazione para os textos de Luigi Giussani e Julián Carrón

Volta ao início da página